O Observatório da Sociedade Civil é o canal de notícias da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong). Sua proposta editorial passa por construir um ambiente cada vez mais favorável à atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), ampliando os espaços de mobilização e participação social e fortalecendo a democracia brasileira. Neste sentido, o Observatório trabalha para dar visibilidade à atuação das entidades, ampliando a transparência e qualificando o debate social a respeito do tema.

O Observatório nasceu nas discussões da Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as OSCs (Plataforma MROSC) – que reúne diversas entidades para discutir e cobrar do governo federal a criação de um arcabouço legal que dê mais segurança e amplie as possibilidades de organização e ação da sociedade – como um projeto que pretendia atrair novos parceiros na missão de conectar cada vez mais ONGs à população que elas procuram defender.

Dar visibilidade aos direitos conquistados, às tecnologias sociais desenvolvidas e debater os desafios para manter essas atividades é mostrar às pessoas as ligações que já existem entre suas vidas e a ação das OSCs.