Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Seminário Dimensões Sociais e Políticas da Prevenção acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 28 e 29 de novembro

Como e por que compreender a prevenção como um direito? A pergunta é o eixo norteador do Seminário Dimensões Sociais e Políticas da Prevençãoorganizado pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA). O debate acontece nos próximos dias 28 e 29 de novembro, de 9h até 17h30, no Hotel Windsor Florida, Flamengo (RJ).

As inscrições para o Seminário Dimensões Sociais e Políticas da Prevenção são gratuitas e online (acesse https://goo.gl/forms/oPBe5LSmoXGLkm183) ou podem ser feitas pelo telefone 2223-1040 (das 14h às 19h).  Informações sobre o evento estão disponíveis neste link https://goo.gl/yzsPqN .

O encontro contará com a presença de pesquisadores, gestores e ativistas de várias partes do país. Dentre eles, estão Fernando Seffner da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Alexandre Grangeiro, da Universidade de São Paulo (USP); Miriam Ventura, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ); Cleyton Euzebio do Programa Conjunto da ONU sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e Kátia Edmundo, do Centro de Promoção da Saúde.

O debate propõe compreender as dimensões sociais e políticas da prevenção como um direito. No campo da AIDS, por exemplo, há um leque de opções de metodologias de prevenção disponíveis para a população. O desafio é garantir o acesso igualitário e o direito de escolha da pessoa em relação ao melhor método, conforme a sua necessidade.

As mesas irão tratar sobre a urgência em superar o desperdício da experiência e reinventar a prevenção; o direito à saúde e à prevenção; trans*formações de gênero e sexualidade no mundo contemporâneo, os efeitos da onda de censura, moralismo e conservadorismo para a prevenção e também sobre o sexo em tempos de prevenção antirretroviral, entre outros assuntos.

Seminário Dimensões Sociais e Políticas da Prevenção antecipa as ações da ABIA para o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (01/12) e integra a Agenda Dezembro Vermelho.

Palestrantes confirmados: 

Richard Parker (ABIA); Fernando Seffner (UFRGS); Katia Edmundo (CEDAPS); Roger Raupp Rios (UniRitter e Justiça Federal); Vera Paiva (NEPAIDS/USP); Miriam Ventura (IESC/UFRJ); Jorge Beloqui (GIV e USP); Paula Adamy (Ministério da Saúde); Maria Cristina Pimenta (Ministério da Saúde); Wilza Vilella (UFSP); Simone Monteiro (Fiocruz); Beto de Jesus (AHF); Claudia Mora (IMS/UERJ); Bruno Silva Kauss (UFRGS); Alexandre Grangeiro (USP); Bruna Benevides (Astra); Gabriela Calazans (USP); Mônica Franch (UFPB); Veriano Terto Jr. (ABIA); Cleyton Euzebio (UNAIDS); Leila Barreto (GEMPAC) e Fernando Pocahy (Fac. de Educação/UERJ).

SERVIÇO:

Seminário Dimensões Sociais e Políticas da Prevenção

Data: 28 e 29 de novembro

Horário: 9h até 17h30

Local: Hotel Windsor Flórida (Rua Ferreira Viana 81, Flamengo/RJ)

 Fonte: ABIA

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.