Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Da Fundação Perseu Abramo

No dia 24 de julho, o intelectual socialista e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) Antonio Candido completaria 100 anos. Para comemorar seu centenário, a Fundação Perseu Abramo (FPA), em parceria com o PT, o Instituto Lula, a TVT e a Escola Nacional Florestan Fernandes, realizará um evento em sua homenagem.

A atividade será aberta e gratuita, e contará com transmissão ao vivo pelo canal da FPA no YouTube e pela página da instituição no Facebook.

Sobre o homenageado

Antonio Candido nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1918 e passou sua infância e adolescência em Poços de Caldas (MG). Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo, ingressando na Faculdade de Direito (1939) e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (1941), ambas da Universidade de São Paulo (USP). Formou-se em Ciências Sociais em 1942, quando se tornou professor da USP, função que exerceria por 50 anos.

Candido esteve entre os principais estudiosos dedicados a entender a formação do Brasil, despontando como principal teórico sobre a literatura brasileira, revolucionando a forma como os estudos literários eram encarados até a década de 1950. Durante toda a sua vida, a militância política sempre correu em paralelo a sua carreira acadêmica.

Socialista desde a mocidade, Antonio Candido sempre esteve na linha de frente da luta contra todas as formas de opressão associadas ao capitalismo. Durante mais de meio século de luta, esteve na oposição às ditaduras varguista e militar e passou por diversos movimentos, tendo atuado ativamente na fundação do Partido dos Trabalhadores.

Sobre sua adesão ao PT, Antonio Candido afirmou, em entrevista publicada pela revista Teoria e Debate em 1988, que:

“Com […] estímulos de velhos companheiros e a minha própria convicção interior de que o PT era o primeiro partido brasileiro de esquerda nascido da iniciativa de operários e destinado a trazer afinal uma fórmula independente para a luta do socialismo, eu me decidi. Fui do grupo fundador e estava presente nas primeiras reuniões, no Colégio Sion. Entrei e não pretendo sair.”

Antonio Cândido foi presidente do Conselho Curador da Fundação Wilson Pinheiro, instituída em 1981 pelo Partido dos Trabalhadores e antecessora da Fundação Perseu Abramo. Faleceu aos 98 anos em 12 de maio de 2017, deixando um enorme legado e uma vasta obra a ser lida por quem pretende estudar e compreender o Brasil.

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.