Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Diferentes movimentos e veículos de mídia alternativa têm aderido ao crowdfunding para arrecadar recursos para realização de projetos; na maior parte das campanhas, há brindes para quem contribui

Por Kaique Santos, do Observatório

Mais do que nunca, as campanhas de financiamento coletivo estão sendo as melhores aliadas da mídia alternativa e das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) quando se trata do assunto arrecadação e mobilização de recursos para desenvolvimento de projetos.

O chamado crowdfunding é o principal serviço de plataformas como Catarse ou Kickante, por exemplo. É através delas que as campanhas são feitas, com a indicação de meta de arrecadação – que pode ser flexível –, prazo para contribuição dos/as interessados/as – geralmente pessoas físicas – e descrição do projeto ao qual os recursos serão destinados. Na maioria das campanhas, há brindes diferentes para o/a doador/a, de acordo com o valor contribuído.

Uma das principais estratégias de captação de recursos adotada por as Organizações Não Governamentais (ONGs) é o financiamento de seus projetos por entidades da cooperação internacional e empresas privadas ou ainda via acesso a recursos públicos via leis de incentivo como Rouanet e FUMCAD ou outras.

O Greenpeace e a Rede Emancipa de Cursinhos Populares são exemplos de OSCs que fizeram campanhas de crowdfunding este ano. A Agência Mural de Notícias da Periferia é um exemplo de mídia alternativa que também fez campanha deste tipo recentemente – finalizou na última sexta-feira (12). O valor arrecadado foi de pouco mais de 31 mil reais, que representa 87% do valor esperado, de 36 mil reais.

Confira outras OSCs e veículos de mídia alternativa que estão com campanhas em andamento:

Ponte Jornalismo | Site jornalístico voltado para a cobertura de fatos relacionados aos direitos humanos, à justiça e à segurança pública.

Link: https://www.catarse.me/fortalecapontejornalismo

Período: até 19/05/2017

Fundação Cafu | Entidade criadora de oportunidades de desenvolvimento, que ajuda a combater a desigualdade social.

Link: https://www.kickante.com.br/campanhas/melhorias-para-fundacao-cafu

Período: até 29/05/2017

Casa de Juventude de Perus | Espaço periférico da comunidade do distrito de Perus / São Paulo, que atua com cultura, educação, serviços gerais à comunidade, formação profissional e luta.

Link: https://www.catarse.me/perus

Período: até 09/06/2017

União Nacional dos Estudantes (UNE) | Órgão de representação dos estudantes universitários, em defesa da educação, da juventude e da justiça social.

Link: https://www.catarse.me/OBrasilSeUNE

Período: até 15/06/2017

União de Núcleos de Educação Popular para Negros/as e Classe Trabalhadora (Uneafro Brasil) | Movimento de cursinhos comunitários, de luta antirracista, antimachista, anti-homofóbica e de lutas por direitos sociais coletivos.

Link: https://www.catarse.me/uneafrobrasil

Período: até 28/06/2017

(Foto Home: Blog Catarse)

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.