Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Agenda é fruto do Encontro Nacional de Comunicadores/as que constituiu rede de organizações da sociedade civil articulada a partir de seus/suas comunicadores/as

Por Observatório

O Encontro Nacional de Comunicadores/as da Sociedade Civil pela Defesa de Direitos, realizado no mês de setembro, em São Paulo, deu vida à Cardume – Comunicação em Defesa de Direitos, uma rede de organizações da sociedade civil (OSCs) articulada a partir de seus/suas comunicadores/as que pretende potencializar o alcance da comunicação das OSCs no espaço público e digital em um momento de retrocesso nas pautas dos direitos humanos e concentração midiática nas mãos de poucas empresas.

Durante cinco dias, os/as participantes trocaram experiências sobre comunicação estratégica para defesa de direitos, dividiram suas dúvidas sobre engajamento no ambiente digital e estabeleceram linhas temáticas e uma agenda comum de atuação da Cardume. Um dos elementos centrais desta agenda consiste na replicação da atividade pelos/as comunicadores/as em suas localidades para o debate sobre direito a comunicação e ampliação da Cardume com a integração de comunicadores/as de outras organizações deste campo político.

WhatsApp Image 2017-11-21 at 13.28.55
A oficina de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire e a Casa da Mulher do Nordeste aconteceu no dia 21 de novembro

Bruna Suianne, do núcleo de comunicação da Casa da Mulher do Nordeste, aprendeu novas estratégias para amplificar as vozes das organizações para a sociedade como um todo e expandiu esse saber em uma oficina de comunicação realizada em Recife, no dia 21 de novembro, em parceria com o Centro de Cultura Luiz Freire. A iniciativa visou potencializar as ações políticas em defesa do direito à comunicação nas organizações da sociedade civil e movimentos sociais, bem como estimular práticas de comunicação como parte da estratégia das organizações para contribuir com o desenvolvimento institucional do campo. “Iniciamos a oficina com um breve resumo sobre o lugar que a comunicação ocupa na instituição. Depois disso, os/as presentes debateram sobre a comunicação que temos e a comunicação que queremos, conta Bruna. Em grupos, os/as participantes discutiram sobre três questões: Como fortalecer as pautas populares? Por que garantir o Direito à Comunicação? Como potencializar a comunicação das OSCs para promover mudança social?

No dia 28 de outubro, aconteceu em Palmas, no Tocantins, atividade realizada pelo Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP) com a participação de 12 entidades de 8 municípios do Estado. O tema girou em torno da promoção e respeito aos direitos humanos nos meios de comunicação, a proliferação de novas tecnologias e os desafios da comunicação na luta por um Estado democrático de direitos. De acordo com a coordenadora do CDHP, Maria Vanir, os/as participantes compartilharam a dificuldade de acompanhar os avanços nas redes sociais e a partir do evento se convenceram da importância de priorizar a comunicação nos seus planejamentos e de criar páginas virtuais para suas entidades. O evento permitiu a constituição de um núcleo estadual da Cardume em Tocantins, que será lançado em fevereiro de 2018.

“A Cardume favorece e facilita que a comunicação feita pelas organizações chegue nacionalmente e que consiga ter outras ferramentas e um potente braço para a luta por direitos humanos no Brasil inteiro”, afirma o coordenador de comunicação da CIPÓ – Comunicação Interativa Nilton Lopes.  A atividade realizada pela organização dele aconteceu no dia 28 de novembro, em Salvador, Bahia. A CIPÓ e a Coordenadoria Ecumênica de Serviço, em conjunto com o Coletivo Baiano pelo Direito à Comunicação e outras organizações da sociedade civil, gravaram uma conversa aberta sobre o direito à comunicação e representatividade nos estúdios da TV Educativa na Bahia do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. O programa foi ao ar no dia 12 de novembro, às 21 horas. “Foi um marco na televisão da Bahia porque pela primeira vez as organizações ocuparam o espaço da grade da televisão para fazer um programa 100% independente”, conta.

WhatsApp Image 2017-12-02 at 12.14.06
Atividade da Cfemea e Inesc em Brasília

A defesa de direitos sexuais e reprodutivos foi o tema da atividade realizada em São Paulo, no dia 9 de dezembro, por Viração Educomunicação e Católicas Pelo Direito de Decidir em mais uma edição do Café com Luta com o tema “Direitos, Comunicação e Injustiças de Gênero”. O evento teve a presença de Paula Bonfatti, coordenadora de comunicação da Viração, e Iran Giusti, fundador da Casa 1, centro de acolhida de jovens LGBT expulsos de casa. Foi abordado o papel da comunicação no enfrentamento das desigualdades e como a comunicação pode ser uma aliada na construção de redes de resistência. Paula, que também compõe o núcleo embrião da Cardume, analisa que os movimentos feministas e LGBT enfrentam os mesmos desafios que os/as comunicadores/as da Cardume: “disputar sentido com a grande mídia, que reproduz estereótipos e padrões de comportamento e reforça discursos machistas e LGBTfóbicos, além de sensacionalizar os casos de feminicídio no país. É também a partir do fortalecimento da comunicação da sociedade civil organizada que a luta por uma sociedade justa e democrática se torna possível”, completa.

Em Brasília, no dia 2 de dezembro, foi a vez de Cfemea e Inesc realizarem uma atividade sobre Reforma Política e Direitos Sexuais e Reprodutivos no âmbito das eleições de 2018. Compareceram cerca de 25 pessoas de diversos coletivos locais. Para Bruna, a presença da comunicação em rede é uma esperança. “A Cardume chega para nos dar força e visibilidade diante da sociedade em geral, auxiliando na nossa sustentabilidade, resistência democrática e no nosso ativismo”.

As próximas atividades previstas acontecerão no início de 2018 no Acre, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A iniciativa faz parte do projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática, uma parceria da Abong com suas associadas Camp, Cese e Cfemea apoiada pela União Europeia.

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.