Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Lideranças de todo o país se reúnem para refletir sobre cenário político do Brasil

“Democracia e direitos sob ataque – um olhar dos movimentos sociais”: o próprio nome do evento é elucidativo dos objetivos do debate público que será realizado pela CESE no próximo dia 13 de março, a partir das 18h, no Museu de Arte da Bahia. Com presenças confirmadas para a mesa de abertura de Guilherme Boulos (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST), Sônia Guajajara (Articulação de Povos Indígenas do Brasil), Valdecir Nascimento (Articulação de Mulheres Negras Brasileiras) e João Paulo Rodrigues (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST), o evento irá articular lideranças de movimentos sociais de todo o país para discutir os desdobramentos do golpe político que o Brasil atravessou e os retrocessos de direitos que a sociedade brasileira vem vivenciando.

O debate público é uma realização da CESE, com apoio do Museu de Arte da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

A agenda faz parte do “CESE e Movimentos Sociais”, encontro bianual que a CESE realiza: um momento de reflexão crítica coletiva, que a permite estar em sintonia com os movimentos e, assim, cumprir a sua missão de fortalecer suas lutas por direitos e democracia com justiça.

Encontro bianual

Neste ano, a reunião entre a organização e movimentos sociais será realizada de 13 a 14 de março nas dependências da CESE. A programação inclui a reflexão dos movimentos sobre seus principais desafios, estratégias de organização, articulação e incidência política e a coleta, por parte da CESE, de subsídios para orientar o seu trabalho nos próximos anos – prioridades, novos campos ou estratégias de atuação, mudanças necessárias nas formas de atuar entre outros.

Dando sequência, nos dias 15 e 16 será realizada a reunião CESE-Agências, momento no qual serão compartilhadas as perspectivas e posicionamentos de agências de cooperação internacional diante do atual cenário político brasileiro.  Estão confirmadas as presenças de representantes da Action Aid, Misereor (Alemanha), Heks (Suíça), Terre des Home (Suíça),  Brot für die Welt (Alemanha) e Fastenopfer (Canadá).

Quem é quem – Mesa de Abertura

Sônia Guajajara: Por cinco anos, foi vice-coordenadora da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia (Coiab). Atualmente é coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Guilherme Boulos: filósofo e psicanalista, Boulos é ativista político e social. É membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Valdecir Nascimento: Atualmente é coordenadora-executiva do Odara – Instituto da Mulher Negra e integra a Articulação de Mulheres Negras Brasileiras.

João Paulo Rodrigues: integrante da direção nacional do MST, é formado em Ciências Sociais e membro do grupo de conjuntura da Fundação Perseu Abramo

Sobre a CESE

Ao longo de 43 anos, a CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) já apoiou mais de 11,5 mil projetos de organizações populares de todo o Brasil, contribuindo para o fortalecimento dos direitos de mais de 10 milhões de mulheres, jovens rurais e urbanos; crianças e adolescentes; e representantes de populações tradicionais (indígenas, quilombolas, pescadores/as artesanais, entre outros).

Serviço

O que: Debate Público “Democracia e direitos sob ataque: um olhar dos movimentos sociais”

Quando: 13 de março de 2017, a partir das 18h

Onde: Museu de Arte da Bahia (Avenida Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória, Salvador/BA)

Contatos para a Imprensa

CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço): (71) 2104-5457

Patrícia Gordano: patricia@cese.org.br

Luana Almeida: luana@cese.org.br

Thaís Ribeiro: thais@cese.org.br

Fonte: CESE

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.