Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), após um período de queda sustentada dos coeficientes de mortalidade no Brasil, o quadro se inverteu a partir de 2016

Por Rede Brasil Atual

Depois de um histórico de queda entre 2010 e 2016, as taxas de mortalidade infantil e materna voltaram a crescer no Brasil. O alerta é da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Ao analisar dados registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, a entidade constatou que o número total de óbitos infantis no Brasil diminuiu entre os anos de 2015 e 2016. Entre aqueles com causas definidas, a diarreia, que vinha progressivamente caindo entre 2010 e 2015, aumentou em 2016 em todas as regiões, com exceção da região Sul.

A Abrasco chama atenção também para o fato de que, que nesse mesmo período – entre 2015 e 2017 – houve piora também nos dados sobre mortalidade por agressões em adolescentes e adultos jovens.

E a mortalidade materna, que teve redução de 43% entre 1990 e 2015, aumentou em 2017. Passou de 62 mortes por 100.000 nascidos vivos para 64 por 100.000 – um aumento que foi maior no Norte e Nordeste, segundo o Ministério da Saúde.

A mortalidade materna é considerada alta no Brasil, que tem dificuldades na redução. Tanto que este é o único dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, estabelecido pela ONU, que o país não conseguiu atingir em 2015. O compromisso era reduzir 6% de 1990 a 2015, mas só conseguiu 43%.

A mortalidade materna está sofrendo os mesmos efeitos dos fatores associados ao aumento da mortalidade infantil com a crise econômica, o ajuste fiscal e os cortes de investimentos em saúde. Para a Abrasco, o Brasil está assistindo a estes aumentos nas taxas que deveriam estar sendo reduzidas. E a queda nas coberturas de imunização traz o risco do surgimento de epidemias de doenças já controladas no passado.

Confira a íntegra do especial Abrasco clicando aqui.

(Foto: Reprodução)

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.