Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Iniciativa vem acompanhada de cartilha homônima e banco de fontes numa estratégia ampla que visa a aproximar o setor das OSCs ao da imprensa

Do Observatório

Pode não parecer, mas a imprensa e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) têm muito em comum. São dois atores fundamentais para a democracia, que praticam o controle social, fiscalizam e cobram o poder público. Aproximar estes dois setores tão importantes é um passo necessário para a construção de uma sociedade mais participativa e aberta.

Pensando nisso, o Observatório da Sociedade Civil lançou o curso “Tudo que você precisa saber antes de escrever sobre ONGs”. Como surge uma OSC? Qual sua função? Quem financia suas ações? Voltado para jornalistas, comunicadores/as e estudantes da área, o curso procura responder a essas e outras perguntas. Em linguagem simples e direta e procurando quebrar mitos e desfazer mal-entendidos, o curso oferece informações básicas para a compreensão do complexo universo das Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

O curso é permanente e interessados/as podem se inscrever a qualquer momento. Inscreva-se aqui.

O curso foi desenvolvido na Plataforma de Educação à Distância (EaD) da Abong e é autoinstrucional, ou seja, os/as alunos/as estudam de acordo com seu ritmo de aprendizagem e disponibilidade de tempo, sem participação direta de professores/as ou tutores/as. Para mais informações, clique aqui.

Outras ações

A iniciativa faz parte de uma estratégia ampla do Observatório da Sociedade Civil apoiada pelo Instituto C&A, que contempla ainda a cartilha Tudo que você precisa saber antes de escrever sobre as ONGs e o Banco de Fontes da Sociedade Civil. A publicação oferece aos/às profissionais da imprensa informações básicas sobre o universo das OSCs, reunindo dados e explicando conceitos de forma organizada e objetiva.

>> Acesse a cartilha Tudo que você precisa saber antes de escrever sobre as ONGs

Já o Banco de Fontes da Sociedade Civil, disponível no site do Observatório, reúne nomes do campo de defesa de direitos com o objetivo de oferecer aos/às jornalistas contatos de membros integrantes de OSCs e movimentos, militantes e especialistas que falam sobre diversos temas do universo dos direitos humanos tais como Democracia e Participação, Democratização da Comunicação, Feminismo, Questões Agrárias, Indígenas, Racismo, Reforma Política, Trabalho, entre outros.

>> Acesse o Banco de Fontes da Sociedade Civil

Todas as ações vão ao encontro da missão do Observatório da Sociedade Civil. Canal de notícias da Abong, a Plataforma visa a promover um ambiente cada vez mais favorável para a atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no Brasil, incidindo no debate social e midiático sobre as organizações e esclarecendo a população sobre o papel fundamental das entidades para a organização social, o controle das políticas públicas e o fortalecimento da democracia brasileira. Qualificar a abordagem da imprensa é um passo fundamental para alcançar este propósito.

CURSO-edit-data

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.