Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Assista ao documentário que traz a experiência de povos caiçaras diante dos conflitos de terra no litoral paulista

No litoral paulista a faixa destinada à ocupação humana é bastante estreita, isso porque a maior parte é destinada à proteção da Mata Atlântica. No pequeno espaço convivem conflituosamente famílias em moradias irregulares, antigos donos de terra e empresas. Nesse conflito, que perdura décadas, muitas famílias ainda lutam para garantir o direito de posse da terra que vivem há anos.

Sobre isso, o Observatório Litoral Sustentável, uma parceria entre o Instituto Pólis e a Petrobras, produziu o documentário Donos da Terra. Nele, são apresentados casos de regularização fundiária e o drama vivido pelas comunidades para garantir seu direito à moradia. Na Baía de Castelhanos, no litoral norte, os 265 moradores conseguiram o direito de posse.

A líder comunitária Angélica de Souza afirma que até conseguirem os documentos, os caiçaras sofreram muito com reintegrações de posse, especulação imobiliária, ameaças de pessoas que se diziam donos das terras e até expulsão. Para Patrícia dos Santos, da Ilha Diana, comunidade localizada na extensão do Porto de Santos, os moradores da ilha se sentem inseguros. Isso porque, por não terem seu território regularizado, podem a qualquer momento ser expulsos para a construção, por exemplo, de aeroportos e empresas que já visam a região.

Eu não posso morrer sem ter esse título de propriedade nas mãos, que eu não vou ficar sem casa, que meus filhos não vão ficar na rua”, termina Márcia Mem de Sá, da comunidade de Caruara.

Assista ao documentário:

Fonte: Instituto Pólis

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.