Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A FLD está recebendo projetos a partir dos editais do seu Programa de Pequenos Projetos. São seis ao todo: dois, na área de Justiça Econômica; dois, na área de Justiça Socioambiental; um, na área de Diaconia; e um, na área de Direitos.

O prazo final para encaminhamento dos projetos é 23 de setembro de 2016, às 23h59min (horário de Brasília).

Os projetos devem ser elaborados e enviados através do formulário eletrônico disponível no site da FLD, no endereço  www.fld.com.br/projetos/requerente, observando-se as condições e critérios específicos de cada um.

No caso de uma organização preferir elaborar o projeto antes de cadastrá-lo no formulário eletrônico, pode usar o formulário em word, disponível abaixo, para download. Depois de pronto, o projeto deve ser inserido no formulário eletrônico. Não serão aceitos projetos enviados por email ou correio.

Nenhum edital irá considerar projetos oriundos de pessoas físicas, de instituições privadas, de órgãos públicos e de universidades.

Abaixo, seguem algumas informações referentes a cada edital. Os editais completos estão disponíveis para download no final de texto.

Edital FLD 01/2016 II – JUSTIÇA ECONÔMICA – Apoio a empreendimentos de catadoras e catadores de materiais recicláveis no Rio Grande do Sul

Esse edital objetiva apoiar projetos de empreendimentos de catadoras e catadores de materiais recicláveis, voltados à melhoria de estrutura e de gestão e/ou para a articulação em redes, buscando a implementação e/ou o fortalecimento da Coleta Seletiva Solidária. Podem encaminhar projetos associações e cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis e o público beneficiário são catadoras e catadores de materiais recicláveis.

Edital FLD 02/2016 II – JUSTIÇA ECONÔMICA – Fortalecimento de fóruns e redes da Economia Solidária

Com abrangência nacional, esse edital objetiva apoiar iniciativas que promovam o fortalecimento de fóruns e redes, engajados na defesa e na promoção da Economia Solidária. Fóruns e redes de economia solidária podem encaminhar projetos. O público beneficiário é o público em geral.

Edital FLD 03/2016 II – JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL – Articulação e mobilização no Rio Grande do Sul

Esse edital busca apoiar projetos de articulação e mobilização socioambiental, que contribuam para a valorização e conservação dos biomas Pampa e Mata Atlântica.

Os projetos devem atender pelo menos um dos seguintes aspectos: ações de incidência na área socioambiental; ações de educação ambiental, que tenham como enfoque a mobilização e articulação frente aos temas da justiça socioambiental; e a promoção de processos educativos voltados à valorização e conservação da sociobiodiversidade.

As organizações que podem encaminhar projetos são organizações da sociedade civil, redes e movimentos sociais que atuam na promoção da justiça socioambiental; organizações de e/ou ligadas a povos e comunidades tradicionais (comunidades quilombolas, povos indígenas, pecuaristas familiares, pescadoras e pescadores artesanais, povos de comunidades tradicionais extrativistas, povo pomerano, povo de terreiro, povo cigano, benzedeiras e benzedores); organizações e/ou grupos de jovens, de agroecologia e de assentamentos da reforma agrária. Os projetos devem devem beneficiar o público geral.

Edital FLD 04/2016 II – JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL – Valorização da Sociobiodiversidade do Bioma Pampa em municípios do Rio Grande do Sul

O objetivo desse edital é apoiar projetos de valorização da sociobiodiversidade do bioma Pampa, que atendam pelo menos um dos seguintes aspectos: valorização e uso sustentável da biodiversidade; valorização de aspectos socioculturais e ambientais que contribuam para as diferentes identidades; promoção de atividades de geração de renda e fortalecimento de cadeias produtivas associadas à conservação da biodiversidade; promoção e/ou fortalecimento de processos associativos e articulações locais e regionais vinculados à conservação do bioma Pampa; fomento a estratégias solidárias de produção, divulgação e comercialização de produtos da sociobiodiversidade; e produção agroecológica de alimentos para comercialização e/ou subsistência. As organizações que podem encaminhar projetos são organizações da sociedade civil, além de redes e movimentos sociais.

O público beneficiário são povos e comunidades tradicionais (comunidades quilombolas, povos indígenas, pecuaristas familiares, pescadoras e pescadores artesanais, povos de comunidades tradicionais extrativistas, povo pomerano, povo de terreiro, povo cigano, benzedeiras e benzedores), grupos de agroecologia, assentamentos da reforma agrária, grupos de artesanato, juventude rural e grupos urbanos. A abrangência dos projetos são os municípios do Rio Grande do Sul, localizados no bioma Pampa.

Edital FLD 05/2016 II – DIACONIA

Com abrangência nacional, esse edital tem três focos temáticos. A instituição proponente poderá optar por um deles ou integrá-los em um mesmo projeto.

As organizações elegíveis são instituições diaconais com vínculo confessional com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O público beneficiário é o público em geral.

Foco temático 1): Apoiar projetos de instituições diaconais, voltados para a realização de processos de avaliação institucional e planejamento institucional*.

* A FLD compreende os processos de avaliação e planejamento como parte substantiva do fortalecimento institucional. As instituições diaconais respondem a um cenário complexo de violação de direitos nos territórios de atuação e estão diante de crescentes desafios em termos de sustentabilidade, governança e gestão. Neste sentido, avaliar a caminhada institucional e planejar o projeto político pedagógico de atuação são estratégias fundamentais para a promoção da diaconia transformadora.

Foco temático 2): Apoiar projetos de instituições diaconais voltados para atividades de formação com as equipes no tema da Justiça de Gênero**.

**Para a FLD, Justiça de Gênero é a existência de relações de poder igualitárias entre mulheres e homens e a eliminação dos sistemas institucionais, culturais e interpessoais de privilégio e opressão que fundamentam a discriminação. A justiça de gênero é compreendida na interseccionalidade com geração, etnia, classe social e orientação sexual.

Acesse a Política de Justiça de Gênero da FLD para mais informações:  CLIQUE AQUI

Foco temático 3): Apoiar projetos de instituições diaconais, que objetivam o empoderamento do seu público beneficiário, envolvendo ações coletivas e participativas, em um ou mais dos seguintes âmbitos: mobilização comunitária; cultura; assistência social; educação; saúde; lazer; esporte; e direitos.

Edital FLD 06/2016 II – DIREITOS

O objetivo do edital, que tem abrangência nacional, é apoiar projetos voltados à defesa e garantia de direitos, com foco na superação da violência de gênero que, para a FLD, corresponde à violação de direitos com base em determinismos biológicos, construções sociais e discursos religiosos conservadores, que contribuem para a manutenção de um sistema machista e patriarcal, onde o masculino exerce poder opressor sobre o feminino. Acrescenta-se a isso os recortes de classe, etnicidade, orientação sexual e identidades de gênero. A estruturação dos papéis sociais é feita com base na ideia de hierarquia entre gêneros, que ainda predomina em todas as esferas da sociedade, tanto no espaço público como no espaço privado.

São elegíveis coletivos, redes, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, com atuação reconhecida na área da superação da violência de gênero.O público beneficiário é o público em geral.

Clique abaixo para fazer o download dos arquivo(s):

   Edital I – Associações e Cooperativas de Catadoras e Catadores de Materiais Reciciláveis

   Edital II – Economia Solidária voltados para Fóruns e Redes

   Edital III – Articulação e Mobilização Socioambiental

   Edital IV – Valorização da Sociobiodiversidade do Bioma Pampa

   Edital V – Projetos Diaconais

   Edital VI – Defesa e Garantia de Direitos

   Formulário – Elaboração de Projetos

   Orientações para Preenchimento de Propostas para FLD

   Relatório de Prestação de Contas a FLD

Fonte: FLD

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.