Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

1

Nos 20 anos de experiência do ISPN com lançamento de editais e seleção de projetos contemplados pelo “Programa de Pequenos Projetos Ecossociais” (PPP-ECOS), constatou-se a dificuldade das organizações em elaborar boas propostas e conseguir, assim, acessar recursos que viabilizem suas atividades. Com a intenção de ampliar as possibilidades de acesso a recursos, por meio da melhoria da capacidade das organizações nas áreas de elaboração de projetos e captação de recursos, é que o Projeto Captação de Projetos de Temática Ambiental – CAPTA foi concebido.

Realizado em 2013 e 2014, o projeto foi financiado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio, por meio da chamada de projetos do Acordo “Tropical Forest Conservation Act” (Acordo TFCA), firmado entre o Governo Brasileiro e o dos Estados Unidos da América com o intuito de aplicar recursos da dívida externa brasileira em ações de conservação de florestas tropicais. No âmbito do projeto CAPTA, foram capacitados 155 representantes de organizações de base comunitária, nos seis cursos realizados sobre elaboração de projetos e captação de recursos, estruturados com ênfase nos seguintes temas:

a) Desenvolvimento institucional;
b) Beneficiamento e comercialização de produtos da sociobiodiversidade; e
c) Agroecologia.

Com um recorte bem definido, o curso pôde trazer mais conteúdo às discussões e, consequentemente, contribuir para que as propostas elaboradas pelos participantes apresentassem mais qualidade e efetividade.

Este guia é fruto desta iniciativa, com o objetivo de consolidar os conhecimentos gerados nos seis cursos e de possibilitar o acesso à informação por um número maior de organizações. Esperamos que esta publicação seja uma ferramenta importante para que as organizações tenham autonomia na elaboração de suas propostas e possam, assim, viabilizar a melhoria da qualidade de vida de comunidades associadas ao uso sustentável da biodiversidade.

Aproveitamos para agradecer os autores, colaboradores, revisores e todos aqueles que ajudaram na construção desta iniciativa, que se constitui um marco e a consolidação dos 25 anos de experiência do ISPN na pesquisa, documentação e o apoio de projetos comunitários ecossociais.

Para baixar gratuitamente o livro, Clique aqui.

Fonte: ISPN

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.