Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Parceria do Instituto Eqüit e da Rede Brasileira Pela Integração dos Povos (REBRIP), o livro A Organização Mundial do Comércio e Suas Novas Estratégias apresenta e analisa os principais eixos da discussão dentro da XI Conferência Ministerial da OMC

A primeira vez da conferência da Organização Mundial do Comércio (OMC) na América do Sul, será realizada em Buenos Aires entre os dias 10 e 13 de Dezembro, acontece em um momento no qual a instituição está com o futuro incerto. A ascensão de governos de caráter mais nacionalista tem enfraquecido os principais pilares nos quais a organização se sustenta. Donald Trump, por exemplo, começou a contestar o multilateralismo e o livre comércio.

Diferentemente de anos anteriores, o novo viés liberal dos governos de Brasil e Argentina também impõe tensões nas discussões que serão levadas à OMC. É neste contexto que o livro A Organização Mundial do Comércio e Suas Novas Estratégias pretende trazer à luz os possíveis temas e discussões, de acordo com observadores, que serão levantados na XI Ministerial. A elucidação desses assuntos tem o objetivo de preparar frentes de resistência contra as ameaças à instituição.

Entre as áreas de negociação analisadas no livro estão: agricultura, setor de serviços, facilitação de investimentos, economia digital (ou e-commerce, que pode aparecer de maneira inédita na XI Ministerial), o futuro do trabalho na era digital e os impactos de gênero das negociações da OMC. Para tal, foram convidados especialistas brasileiros e internacionais para escreverem em sua respectiva área de atuação.

A publicação é uma iniciativa da Rede Brasileira Pela Integração dos Povos (REBRIP) e do Instituto Eqüit, com apoio de duas organizações parceiras alemãs, a Rosa Luxemburgo e a Brot für die Welt (Pão para o Mundo). Vale lembrar que as quatro organizações estarão presentes em Buenos Aires, e além de participarem da XI Conferência Ministerial, também estão organizando atividades na Cúpula dos Povos, cúpula popular, que visa criar alternativas à OMC e convergência entre os grupos políticos latino-americanos que estarão presentes.

Clique aqui para fazer o download

DOnT0VoW0AIYohD

Fonte: Rebrip

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.