Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Livro retrata a importância da comunicação para a classe trabalhadora

Comunicação dos Trabalhadores e Hegemonia apresenta reflexões sobre o conceito de hegemonia, pensado por Marx, Lenin e Gramsci. Também nega o mito da neutralidade dos meios de comunicação

O escritor Vito Giannotti, coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), acaba de lançar “Comunicação dos Trabalhadores e Hegemonia”,  livro que retrata a importância da comunicação dos trabalhadores para a transformação da sociedade. A obra apresenta reflexões sobre o conceito, como o de hegemonia, pensado por Marx, Lenin e Gramsci. Também nega o mito da neutralidade dos meios de comunicação e explica porque considera a mídia “o verdadeiro partido da burguesia.”

O tema do livro tem pautado a atuação de Gianotti e de todo o NPC nos últimos 20 anos, com a promoção de cursos, palestras e seminários pelo Brasil inteiro. A publicação ainda faz uma abordagem sobre os meios impressos, rádios, TVs e internet, pensando em como aperfeiçoar desde a pauta até a linguagem e a diagramação, para que esses veículos sejam atrativos e compreendidos pela maioria da classe trabalhadora.

O jornalista e professor Dênis de Moraes (UFF) assina a orelha do livro, que também conta com comentários dos jornalistas Laurindo Leal Filho, Beto Almeida e HamiltonOctavio de Souza.

A jornalista e professora de história Claudia Santiago, também coordenadora do NPC, explica na apresentação da obra que “Giannotti acredita que as ideias da classe dominante são transmitidas para toda a sociedade pelos meios de comunicação dos patrões.”

“Ele não acredita que sindicatos e movimentos sociais devam implorar ou pagar por pequenos espaços nos jornais da burguesia que, na visão de Vito, defendem única e exclusivamente os interesses da classe patronal. Defende que estes devem ter seus próprios instrumentos de comunicação – jornais, rádios, TVs, redes sociais”, escreve.

O livro, publicado pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o NPC, é voltado, segundo o autor, para professores de comunicação, estudantes, sindicalistas, militantes sociais e todos aqueles interessados em entender a importância dos meios de comunicação na formação das ideias e na prática social.

“Comunicação dos Trabalhadores e Hegemonia” pode ser encontrado na Livraria Antonio Gramsci (Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia (Rio de Janeiro), ou pelo e-mail livraria@piratininga.org.br.

Fonte: Brasil de Fato

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.