Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil é pauta de seminário internacional

Divulgação
Divulgação

Nos dias 21, 22 e 23 de maio, será realizado o II Seminário Internacional do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. O evento – promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com apoio da União Europeia (Projeto Diálogos Setoriais União Europeia/Brasil) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) – acontece no âmbito da Arena da Participação Social, cuja abertura ocorre às 18h do dia 21 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

O II Seminário pretende estimular o debate sobre ambiente jurídico e institucional relacionado às organizações da sociedade civil e suas relações de parceria com o Estado, ampliando o conhecimento sobre a agenda. Estarão presentes especialistas nacionais e internacionais, com o objetivo de realizar um balanço da agenda do Marco Regulatório e dialogar sobre perspectivas para os próximos anos.

A relação da sociedade civil organizada com o Estado, a sustentabilidade econômica das organizações e os modelos de certificação serão alguns temas debatidos. Entre os palestrantes estão o economista e professor da PUC-SP, Ladislaw Dowbor, a educadora e diretora da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), Vera Masagão, o economista e Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer, o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto, o diretor de novos projetos da Charity Comission, instituição não-ministerial que regula todas as instituições filantrópicas da Inglaterra e País Gales, Neville Brownlee,  o gerente de projetos do Banco Mundial, Roberto Senderowitsch,  a vice-presidente do International Center for Not-for-Profit Law (ICNL), Nilda Bullain e o a deputada e ex-ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Além dos painéis, serão realizadas oficinas, um estande de tira-dúvidas e a Maratona Hacker das Organizações da Sociedade Civil, que envolverá hackers, designers, pesquisadores na criação de aplicativos e soluções tecnológicas sobre o universo das organizações da sociedade civil e irá ampliar o conhecimento sobre a sua importância.

Também estarão presentes pesquisadores, gestores públicos  e observatórios de políticas públicas na atividade Pensando as Organizações da Sociedade Civil: a formação de uma rede de pesquisa. A articulação para a criação da rede irá promover o mapeamento e a reflexão crítica sobre a produção de conhecimento atual relacionada ao tema. Estarão em discussão os estudos relacionados  Marco Regulatório das Organizações da Sociedade bem como a importância da sociedade civil organizada relevante da participação social. A atividade buscará construir uma agenda comum entre os participantes e identificar temas de interesse que subsidiem o fomento a pesquisas futuras.

Fonte: secretariageral.gov

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.