Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Joara Marchezini, coordenadora de acesso à informação da ONG Artigo 19, afirma que o governo atual não prioriza a Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável

Do Observatório(*)

Elaborado por organizações da sociedade civil de diversos setores, Relatório Luz 2018 faz um balanço das ações do Brasil para atingir objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030. A conclusão, apresentada por organizações como a Artigo 19, é que o país terá dificuldades para atingir essas metas devido a decisões do governo.

O relatório analisa 121 das 169 metas dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, que abordam temas como educação, combate à pobreza e à desigualdade, consumo saudável, igualdade de gênero, entre outros. Os dados exibidos são preocupantes e representam uma avaliação pelo ponto de vista da sociedade civil, sobre a possibilidade do Brasil alcançar esses objetivos acordados em 2012 durante a Rio+20.

Em entrevista à Rede TVT, Mauri Bezerra, conselheiro estadual de Saúde, relata que há muita luta para aumentar os recursos para a saúde, mas com a Emenda 95/2016 (conhecida como Lei do Teto) o país está na contramão de obter melhorias nessa área. “Quando os recursos são restringidos, novas doenças podem aparecer ou retornar, como é o caso do sarampo, tuberculose, meningite (…)”

A emenda constitucional do teto de gastos e as políticas do atual governo limitam avanços na educação, saneamento básico e saúde. Joara Marchezini, coordenadora de acesso à informação da ONG Artigo 19, ressalta que uma das recomendações para cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável é aumentar os investimentos em áreas como saneamento básico e tratamento de esgoto, que refletem diretamente na saúde dos brasileiros. “As prioridades não são as socioambientais, saúde, educação. A gente vê esse reflexo na Agenda 2030, se ela é tomada como uma prioridade de governo, é um ótimo método para se fazer uma política pública adequada. É sim uma falta de priorização dessa agenda pelo governo atual”, afirma Joara.

Assista à reportagem completa de Jô Miyagui:

(*) Com TVT

-> Leia mais sobre o tema no Observatório:

Relatório Luz 2018: Brasil se distancia do cumprimento de objetivos da ONU

(Foto: Reprodução)

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.