Na tarde desta quarta-feira (28), dezenas de professores e professoras que bloquearam as saídas de Brasília nos Eixões Norte e Sul da cidade, com faixas durante um ato legítimo de protesto contra a intransigência do governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), foram violentamente reprimidos pela polícia militar do Distrito Federal.

Diante disso, movimentos sociais lançaram uma nota em apoio e solidariedade aos servidores e ressaltam sua indignação com tal retrocesso.

“É inaceitável que, em plena democracia, os/as professores/as sejam tratados com tamanho descaso e violência pelo simples fato de buscarem melhores condições de trabalho em um setor fundamental na sociedade, a educação”, afirmam em trecho da nota.

Confira abaixo o texto na íntegra.
NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE AOS PROFESSORES/AS DO DISTRITO FEDERAL
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Paulo Freire

Manifestamos nossa total e irrestrita solidariedade aos professores/as do Distrito Federal, os/as quais no dia 28 de outubro, em Brasília, organizados e lutando pacificamente por seus direitos, foram barbaramente reprimidos pela polícia militar.

Dezenas de servidores/as bloquearam as saídas de Brasília nos Eixões Norte e Sul da cidade, na tarde desta quarta-feira. A interdição das faixas é um legítimo ato de protesto contra a intransigência do governo de Rodrigo Rollemberg que insiste em não negociar com os servidores/as em greve e não apresentar uma solução pelo pagamento de reajuste ao Magistério Público do DF, que foi adiado pelo governador.

Repudiamos com veemência a irresponsabilidade do governo do Distrito Federal em relação aos trabalhadores/as. É inaceitável que, em plena democracia, os/as professores/as sejam tratados com tamanho descaso e violência pelo simples fato de buscarem melhores condições de trabalho em um setor fundamental na sociedade, a educação.

Além de a educação ser um grande instrumento de libertação, como o grande educador Paulo Freire ensinou, a luta também educa. Os professores/as demonstraram isso hoje e os trabalhadores e trabalhadoras que interromperam a circulação de ônibus no terminal Rodoviário do Plano Piloto até soltarem os/as companheiros/as presos, em solidariedade a esses profissionais da educação, confirmaram a unidade popular para a valorização dos/as servidores/as e da educação no Distrito Federal.

Todo apoio aos professores e professoras do Distrito Federal.

A luta não pode parar!
Assinam essa nota: – Centro de Estudos e Pesquisa Ruy Mauro Marini

– Consulta Popular
– Levante Popular da Juventude
– Movimento de Mulheres Camponesas – MMC
– Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB
– Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA
– Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
– Via Campesina Brasil

Fonte: Página do MST