Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Aconteceu no dia dia 7 de maio, nas ruas de Altamira (PA), uma passeata que contou com a presença de vários movimentos sociais que atuam contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, maior construção em atividade hoje no Brasil (com investimentos na ordem de 30 Bilhões de reais).

7

A atividade foi marcada com a finalidade de protestar contra a concessão da última licença (conhecida como Licença de Operação, ou, L.O.) que está sendo avaliada pelo IBAMA e que permitirá ao Consórcio Norte Energia, responsável pelo empreendimento, começar as atividades da Barragem. Militantes de movimentos como os Atingidos por Barragens (MAB), Movimento de Mulheres, Igreja Católica, indígenas e o Movimento Xingu Vivo para Sempre (MXVPS) estiveram presentes.

8

Durante a passeata lideranças dessas entidades protocolizaram um documento na Justiça Federal de Altamira denunciando a obra e as condicionantes e compensações para os/as atingidos/as que ainda não foram cumpridas. “Belo Monte será a morte do Rio Xingu. O Governo precisa cumprir o que prometeu porque nós continuaremos a lutar pela população menos favorecida, por nossa cidade e região”, avaliou Antônia Melo, uma das lideranças do Movimento Xingu Vivo para Sempre.

Fonte: SOS Corpo, por Milena Barroso

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.