Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Estudo do Greenpeace Brasil traz dados sobre os principais setores da nossa economia e os impactos previstos na sociedade caso o aquecimento global não seja combatido

capa-relatorio-e-agora-joseO que mudanças climáticas tem a ver com o nosso arroz e feijão de cada dia? Tudo. O Brasil é uma potência agrícola, mas que depende das condições naturais para manter sua produtividade. Se no campo chove mais ou menos do que o esperado ou a temperatura sobe ou cai muito, a colheita pode sofrer danos e haver até perda de áreas produtivas. A consequência disso é o aumento do preço dos alimentos nos supermercados.

E mudanças climáticas têm tudo a ver com perda de padrões no regime de chuva ou de eventos climáticos. Essas informações estão no relatório E agora, José? – O Brasil em tempos de mudanças climáticas. Lançado pelo Greenpeace Brasil durante a 22ª Conferência do Clima das Nações Unidas, o documento reuniu e analisou 46 estudos publicados entre 2008 e 2016. Todos tratam dos efeitos observados ou previstos para o país a partir do aumento nas temperaturas médias no planeta.

>> Leia o relatório na íntegra

>> Ou acesse sua versão resumida

“Este relatório mostra que o tema das mudanças climáticas não se resume a um debate entre diplomatas, cientistas e ambientalistas que se reúnem em conferências da ONU. É uma questão presente no dia a dia das pessoas e pode trazer fortes impactos negativos, afetando a conta de luz no final do mês e influenciando no preço dos alimentos. Os prejuízos de um planeta mais quente serão grandes. No Brasil, quem vai pagar a maior parte desta fatura será a população mais pobre”, diz Márcio Astrini, coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil.

Em nosso país, o excesso de gás carbônico na atmosfera trará prejuízos também para setores como o de energia. Uma das previsões ligadas ao aquecimento global é a diminuição na vazão de rios em que estão hidrelétricas. “Como 64% de nossa eletricidade vêm dessas usinas, menos água significa menos produtividade. E o governo tem o costume de compensar isso ligando termelétricas – de onde sai uma energia bem mais cara e poluente”, diz Pedro Telles da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil.

Para Astrini, acabar com o desmatamento e promover as energias renováveis como solar, eólica e biomassa contribui para o combate ao aquecimento global e, ao mesmo tempo, tornará o Brasil mais resistente às mudanças do clima. “Não adotar estes mecanismos – ou fazê-los de forma insuficiente – irá alimentar ainda mais a desigualdade em nosso país. Atuar pelo clima é uma questão de justiça social”, afirma.

Fonte: Greenpeace

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.