Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Manifesto, que está disponível para adesões, será lançado em ato nesta quinta-feira (13), na Faculdade de Direito da USP

Por Observatório

Foi divulgado na última semana o Manifesto Em Defesa da Democracia, que já conta com mais de 3 mil adesões de intelectuais, artistas, lideranças populares, empresários e profissionais de diferentes áreas. O documento será lançado nesta quinta-feira (13), quando se completam 50 anos da edição do Ato Institucional nº 5. O ato público ocorrerá às 19h na Faculdade de Direito da USP, no largo São Francisco, em São Paulo.

O manifesto lembra que o AI-5 marcou o estabelecimento de um regime de terror de Estado. “Nós, cidadãs e cidadãos brasileiros, reafirmamos a importância da manutenção dos princípios consagrados na Constituição de 1988: a República, a Democracia e o Estado de Direito”, destaca o texto. “A garantia das liberdades, dos direitos humanos individuais e sociais, do livre exercício da cidadania nos une, para além de eventuais diferenças e nuances ideológicas ou político-partidárias.”

Mauri Cruz, diretor executivo da Abong, assinou o documento, que conta entre as assinaturas iniciais personalidades como: Luiz Carlos Bresser-Pereira, Celso Amorim, Fábio Konder Comparato, Maria Victoria Benevides, Rubens Ricupero, José Gregori, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, José Carlos Dias, Sueli Carneiro, Gilberto Gil, Raduan Nassar, Margarida Genevois, Laerte, Nelson Freire, Sebastião Salgado, Miguel Nicolelis, Sônia Braga, Wagner Moura, Fernão Bracher, Walter Casagrande Jr., Marcelo Rubens Paiva, João Pedro Stedile, entre outras personalidades.

A iniciativa está aberta para adesões. “Conclamamos os democratas a se unirem para manter as liberdades duramente conquistadas ao longo das últimas três décadas.” As assinaturas podem ser feitas aqui.

(Foto: Memorial da Democracia)

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.