Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Com dez horas de debates e 30 participantes, evento que será realizado no domingo (24) poderá ser acompanhado em tempo real pelo site da TVT, portais e blogs progressistas

1

São Paulo – No próximo domingo (24), será realizada a 2ª Jornada pela Democracia em São Paulo, uma maratona com dez horas de debates, a partir das 11h, que vão abordar temas de relevância em justiça, direitos humanos e segurança. A primeira edição da Jornada, em 12 de abril, foi apresentada como contraponto às manifestações conservadoras contra a democracia.

Com transmissão ao vivo pelos portais TVT, RBA e Fórum, além de outros portais e blogs progressistas, os debates desta edição contarão com 30 personalidades, entre eles Douglas Belchior, da União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora (Uneafro), o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que criou o programa Mais Médicos, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e o professor Pedro Abramovay,diretor para a América Latina da Open Society Foundations ex-secretário nacional de Justiça, durante o governo Lula.

Os participantes, em grupos de cinco pessoas, vão debater seis temas: estatuto do desarmamento, guerra às drogas, sistema carcerário, auto de resistência e o genocídio dos jovens negros, equívocos da redução da maioridade penal e segurança pública. “Decidimos retomar a jornada porque depois da primeira edição as pessoas começaram a perguntar quando haveria um nova rodada de debates”, afirma o jornalista Camilo Vannuchi, um dos organizadores do evento.

“Estamos muito preocupados com a pauta conservadora do Congresso e o desrespeito aos direitos humanos; precisamos reagir à tentativa de reduzir a maioridade penal e jogar os menores em presídios comuns; precisamos promover um debate com pautas propositivas, como sobre os autos de resistência, para que todas as mortes sejam investigadas, inclusive as mortes por policiais”, diz Camilo.

A ideia da 2ª Jornada é manter esse fórum ativo, promovendo novos debates de tempos em tempos a fim de unir forças, elaborar propostas e construir um futuro no qual o retrocesso seja substituído pelo progresso, o atraso pela ousadia, o conservadorismo pela coragem, informa o texto de divulgação do evento.

Enquanto trabalha na organização do evento, Vannuchi se mobiliza nas redes sociais para angariar recursos e cobrir as despesas da jornada. “Precisamos levantar pelo menos R$ 7 mil. São gastos referentes a aluguel do espaço, transmissão por streaming, produção de mobiliário e equipamentos, equipe mínima com segurança e limpeza, e também para conseguirmos trazer alguns debatedores de outros estados. Para isso, contamos com a ajuda de todos nesse financiamento coletivo”, escreve Vannuchi na página do evento no Facebook.

Confira programação e nomes já confirmados da 2ª Jornada

Programação:

11h – Estatuto do Desarmamento: compensa andar armado?

12h30 – Guerra às drogas e a droga da hipocrisia

14h – Sistema carcerário ou ameaça aos direitos humanos?

15h30 – Autos de resistência: genocídio da juventude negra

17h – Alvo errado: não à redução da maioridade penal

18h30 – Por uma nova política de segurança pública

Debatedores até agora confirmados:

Douglas Belchior (Uneafro)
Adilson Paes de Souza (PM e USP)
Jacqueline Sinhoretto (Ufscar)
Alexandre Padilha
Dr. Carlini (Unifesp)
Pedro Abramovay (Open Society)
Rosane Borges (Geledes) GOG
Raimundo Bonfim (CMP)
Paulo Teixeira (PT-SP)
Reginaldo Lopes (PT-MG)
Margarida Salomão (PT-MG)
Gabriel Medina (Secretaria Nacional de Juventude)
Terno Maciel (Perifatividade)
Patrícia Junqueira (EACH-USP)
Angela Guimarães (Conjuve)
Angélica Comis (drogas, prefeitura)
Ivan Marques (Sou da Paz)
Iracema Araújo (CMDCA)
Laura Capriglione (Jornalistas Livres)
Rafael Custódio (Conectas)
Valdenia Paulino (Cedeca)
Cristiano Maronna (IBCCRIM)
Roberto da Silva (USP)
Gustavo Anitelli (Teatro Mágico)
Clovis Tadeu Dias (Projeto Travessia)

A 2ª Jornada pela Democracia vai acontecer no dia 24 de maio (11h-21h), na Rua Conselheiro Ramalho, 945, Bela Vista, São Paulo – SP

Para apoiar o projeto:

https://www.catarse.me/pt/jornadapelademocracia2

Fonte: Rede Brasil Atual, Helder Lima

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.