Publicado em: 17 de maio de 2017

Plataforma reúne nomes do campo de defesa de direitos com o objetivo de oferecer à imprensa contatos de membros integrantes de OSCs e movimentos, militantes e especialistas em temas deste universo

Do Observatório

Pode não parecer, mas a imprensa e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) têm muito em comum. São dois atores fundamentais para a democracia, que praticam o controle social, fiscalizam e cobram o poder público. Aproximar estes dois setores tão importantes é um passo necessário para a construção de uma sociedade mais participativa e aberta.

O Observatório da Sociedade Civil acaba de dar mais um passo nesta direção com a produção de um Banco de Fontes da Sociedade Civil. Disponível no site do Observatório, a Plataforma reúne nomes do campo de defesa de direitos com o objetivo de oferecer à imprensa contatos de membros integrantes de OSCs e movimentos, militantes e especialistas que falam sobre diversos temas do universo dos direitos humanos tais como Democracia e Participação, Democratização da Comunicação, Feminismo, Questões Agrárias, Indígenas, Racismo, Reforma Política, Trabalho, entre outros.

Acesse o Banco de Fontes da Sociedade Civil

A Plataforma faz parte de uma iniciativa mais ampla do Observatório da Sociedade Civil visando facilitar a interlocução entre a imprensa e o campo das OSCs que contempla ainda a cartilha Tudo que você precisa saber antes de escrever sobre as ONGs e o curso homônimo na modalidade Educação à Distância (EaD). Publicação e curso se complementam  no objetivo de fornecer aos/às jornalistas as informações básicas para entender o complexo universo das OSCs, reunindo dados e explicando conceitos de forma organizada e objetiva. O que é uma OSC? Qual sua função? Como ela surge? Quem financia suas ações? Estas e outras questões são explicadas em linguagem direta, quebrando mitos e desfazendo mal-entendidos.

Acesse a cartilha Tudo que você precisa saber antes de escrever sobre as ONGs

Acesse informações sobre o curso homônimo e inscreva-se

As ações vão ao encontro da missão do Observatório da Sociedade Civil. Canal de notícias da Abong, a Plataforma visa a promover um ambiente cada vez mais favorável para a atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no Brasil, incidindo no debate social e midiático sobre as organizações e esclarecendo a população sobre o papel fundamental das entidades para a organização social, o controle das políticas públicas e o fortalecimento da democracia brasileira. Qualificar a abordagem da imprensa é um passo fundamental para alcançar este propósito.