Publicado em: 11 de março de 2014

seminarioandiNesta quarta e quinta-feira, o Observatório da Sociedade Civil participa do seminário Imprensa e Organizações da Sociedade Civil, em Brasília. Organizado pela ANDI – Comunicação e Direitos, o evento reunirá 100 profissionais de comunicação, especialistas e lideranças sociais para discutir a relação entre a mídia e a sociedade civil organizada.

O evento busca fomentar o debate sobre questões relacionadas às Organizações da Sociedade Civil (OSCs), as quais desempenham papel central para a manutenção do equilíbrio social e a consolidação do regime democrático – daí a importância de construir estratégias que promovam a reflexão sobre o funcionamento do setor, com o propósito de fortalecê-lo, e à sua função na sociedade.

Outro destaque da programação é o lançamento da pesquisa Análise de Cobertura – A Imprensa Brasileira e as Organizações da Sociedade Civil, que radiografa a maneira como 40 diários das diversas regiões do País e quatro revistas semanais trataram das temáticas relativas às OSCs no período 2007-2012, alcançando, portanto, o segundo mandato do presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva e a primeira metade do mandato da presidenta Dilma Rousseff.

Cobertura on-line

A iniciativa da estratégia é da ANDI – Comunicação e Direitos e da Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil, em parceria com a União Europeia, Fundación Avina, Instituto C&A, Aliança Interage e Secretaria-Geral da Presidência da República, com apoio da Fundação Grupo Esquel Brasil, do GIFE e da Abong. O patrocínio é da Petrobras.

O Seminário Nacional Imprensa e Organizações da Sociedade Civil terá cobertura online, por meio do perfil da ANDI no Twitter
e no Facebook, com a hashtag #imprensaeoscs. Ao final de cada dia, as matérias consolidadas sobre as discussões nas Mesas Temáticas serão postadas no Blog da ANDI.