Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Instituições selecionadas em todo o Brasil poderão oferecer cursos de introdução à programação para jovens que não estudam nem trabalham

A ONG Recode, organização social com mais de 20 anos de atuação no campo do empoderamento digital, está com convocatória aberta até 17/05 para instituições interessadas em fazer parte de uma rede de geração de oportunidades para jovens. O Programa Recode vai oferecer formação online, conteúdo e apoio pedagógico para educadores sociais que queiram ampliar o impacto de suas ações por meio da tecnologia. As inscrições podem ser feitas no site http://recode.org.br/programarecode.

A oportunidade está aberta para instituições de todo o Brasil que atendam jovens de 14 a 29 anos, especialmente os que pararam de estudar e estão sem emprego formal. É importante que as organizações tenham educador social contratado e sala com no mínimo oito computadores com acesso à Internet banda larga.

As ONGs selecionadas poderão oferecer dois cursos reconhecidos pela Microsoft: Jogos de lógica e Introdução à programação (16h) e Aprendendo a programar (40h). Nesse primeiro contato com o universo da programação, os alunos desenvolvem o raciocínio lógico e a habilidade de resolução de problemas, além de descobrirem um novo horizonte para atuação profissional. Quem conclui os cursos também poderá ser encaminhado para oportunidades de estudo ou emprego, receber estímulo para empreender, apoio de mentores e reconhecimento de melhores ideias.

Dessa forma, os parceiros do Programa Recode assumem o desafio comum de oferecer novas perspectivas aos jovens “nem-nem”, que correspondem a 22,5% da população brasileira entre 15 e 29 anos (IBGE/2016). “Acreditamos que é possível estimular o protagonismo desses jovens para que eles façam um uso mais consciente das tecnologias que eles já conhecem, buscando melhorias para suas vidas e suas comunidades”, explica Rita Jobim, gerente da ONG Recode.

As instituições sociais selecionadas passarão a integrar uma ampla rede de aprendizagem em gestão social, com acesso a parcerias e outros cursos de tecnologia, além de apoio para mobilizar os jovens. Não haverá nenhum tipo de repasse financeiro às instituições ou contratações de educadores e cessão de equipamentos.

Sobre o Programa Recode

O Programa Recode promove oportunidades de desenvolvimento e geração de renda para jovens de 14 a 29 anos, com especial foco nos jovens que pararam de estudar e estão sem emprego formal.  Formamos uma rede de instituições parceiras que atuam com esse público e acreditam que a formação em cursos de tecnologia, combinada ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais do séc. XXI, pode contribuir para a entrada desse jovem no mercado de trabalho e também despertar o interesse desse grupo pelo empreendedorismo e pelos estudos.

Sobre a ONG Recode

Somos uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, através do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias para formar uma grande rede que promove uma nova consciência e gera oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. A organização faz parte de uma rede internacional presente em 7 países e já impactou até hoje mais de 1,68 milhão de vidas.

Serviço

Convocatória Programa Recode

Inscrições até 17/05/2017 no site http://recode.org.br/programarecode

Contato: programarecode@recode.org.br

Fonte: Recode

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.