Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

 Com entrada franca, Rodas de Conversa acontecerão em seis estados para apresentar a “Captamos”, que oferece cursos, infográficos, ferramentas de gestão e conteúdo para o terceiro setor

Como fazer? Por onde começar? Com quem falar? Como abordar? Como se planejar? Essas e tantas outras dúvidas permeiam o cotidiano de muitas Organizações Não Governamentais, as ONGs, quando o assunto é captar recursos para seus projetos sociais.

O tema foi discutido em reunião entre lideranças do terceiro setor promovida pelo Instituto Arapyaú, em 2015, para debater quais iniciativas eram necessárias para fortalecer a cultura de doação e a captação de recursos no País. Uma das conclusões deu origem à plataforma Captamos, um ambiente online gratuito de apoio e fomento de projetos de captação de recursos para instituições da sociedade civil.  Atualmente, o projeto está incubado na Associação Brasileira de Captadores de Recursos, a ABCR.

E para fazer com que a plataforma chegue até as instituições, estão sendo realizados eventos de lançamento por algumas capitais do Brasil, são as Rodas de Conversa sobre “Quais os desafios e soluções em Captação de Recursos das ONGs?”.

> Inscreva-se no curso Tudo que você precisa saber antes de escrever sobre ONGs

A plataforma oferece cursos com vídeo-aulas, exercícios para aprimoramento do aprendizado e textos adicionais. Também há infográficos, orientação e indicação sobre o uso de ferramentas de gestão e artigos. Todo o conteúdo é produzido por uma equipe fixa especializada no setor, além de contar com a contribuição de profissionais e articulistas voluntários.

João Paulo Vergueiro, coordenador geral da Captamos e diretor executivo da ABCR, conta que o panorama brasileiro para captação de recursos no terceiro setor ainda é tímido. “Se compararmos o cenário dos últimos anos em captação de recursos para ONGs e outras instituições do terceiro setor no Brasil ao de outros países mais desenvolvidos, estamos muitos passos atrás. E a situação tem se agravado muito por conta da atual conjuntura socioeconômica pela qual passa o nosso País. Atualmente, existem cerca de 300 mil ONGs no Brasil, mas somente 24% delas têm uma área de captação de recursos estabelecida. Isso dificulta muito o processo de captação, aliás, muitas sequer têm um processo, então, o apoio a essas instituições é urgente”, explica João Paulo.

De acordo com a pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), as doações individuais dos brasileiros para ONGs totalizaram quase R$ 14 bilhões em 2015. Já, nos Estados Unidos, no mesmo período, as doações chegaram a um trilhão de dólares.

A entrada para os eventos é gratuita, porém, com vagas limitadas. Cada evento contará com a mediação de João Paulo Vergueiro e um convidado renomado do terceiro setor.

Programação

Roda de Conversa: Quais os desafios e soluções em Captação de Recursos das ONGs?

08 de novembro, terça-feira, às 17h30, em Fortaleza, CE

11 de novembro, sexta-feira, às 10h, em Olinda, PE

17 de novembro, quinta-feira, às 15h, em Belém, PA

18 de novembro, sexta-feira, às 10h, em Manaus, AM

24 de novembro, quinta-feira, às 17h, em Belo Horizonte, MG

25 de novembro, sexta-feira, às 10h, em Brasília, DF

Inscrições e outras informações: (11) 3042-9693 com Danilza

Fonte: Captamos

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.