Publicado em: 27 de junho de 2013
Dilma_Rousseff_AntonioCruz-ABr
Dilma propôs consulta popular para destravar reforma política (Antonio Cruz/ABr)

Segundo a presidenta, o Brasil está maduro para avançar nessa discussão e é preciso aproveitar o momento de ampla participação popular nas manifestações e garantir que este processo que já entrou e saiu da pauta política seja levado adiante.

A reforma política é defendida há anos por uma série de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e movimentos sociais, como mostram as discussões da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, que reúne 40 entidades na defesa de mudanças que garantam o fortalecimento de mecanismos de democracia direta e participativa e o aperfeiçoamento da democracia representativa (www.reformapolitica.org.br).

Veja abaixo uma lista organizada pelo Observatório das Organizações da Sociedade Civil com OSCs de diversos estados que discutem a reforma política sob diversas óticas:

SOS CORPO – Instituto Feminista para a Democracia
http://www.soscorpo.org.br/
(81) 3445-2086
Busca contribuir para a democratização da sociedade brasileira por meio da promoção da igualdade de gênero com justiça social.
Contato: Rivane Arantes

Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc)
http://www.inesc.org.br/
(61) 3212-0200
Visa contribuir para o aprimoramento da democracia representativa e participativa. Tem experiência no acompanhamento de orçamento público e pode colaborar na discussão.
Contato: José Antônio Moroni

Agenda Pública
http://www.agendapublica.org.br/
(11) 3487-2526 / 3496-0602
Busca aprimorar a gestão pública, a governança democrática e incentivar a participação social.
Contato: Sérgio Andrade

Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea)
http://www.cfemea.org.br/
(61) 3224-1791
Por meio do programa Orçamento Mulher, acompanham o direcionamento de recursos federais para políticas públicas ligadas à mulher e a questões raciais. Discute a transparência no orçamento público.
Contatos: Nina Madsen e Guacira Cesar de Oliveira

Iser Assessoria
http://www.iserassessoria.org.br/
(21) 2524-9761
Trabalha para fortalecer a democracia participativa, com vistas à superação das desigualdades sociais, à ampliação da esfera dos direitos e à afirmação da cidadania.
Contato: Ivo Lesbaupin