Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

No dia 15 de abril, aproximadamente 20 pessoas representantes das comissões municipais dos seis municípios onde serão implementadas as Casas de Sementes estiveram na cidade de Araçuaí. A atividade teve como objetivo discutir a problemática das sementes na região do Vale do Jequitinhonha, bem como trocar experiências entre os guardiões e guardiãs da agrobiodiversidade e discutir os critérios de escolha das comunidades onde serão implementadas as casas de sementes.

O encontro também foi uma oportunidade para planejar a execução do projeto, assim como debater o papel das comissões municipais na execução do projeto. No Vale do Jequitinhonha (MG), os municípios atendidos pela projeto serão Turmalina, Veredinha, Araçuaí, Itinga, Almenara e Felisburgo.

sementes minasgerais2

De acordo com Rodrigo Vieira, secretário da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, o encontro foi um importante momento para que as comissões municipais entendam o objetivo das Casas de Sementes em seus municípios.  “As Comissões municipais já saíram com a data dos encontros marcadas, lembrando que o trabalho da Articulação Semiárido (ASAs municipais) será um braço forte na execução deste projeto”, disse.

sementes minasgerais1

Para a coordenadora do projeto no Vale do Jequitinhonha, Cléia de Fátima Silva, da Cáritas Diocesana de Araçuaí, o programa de sementes da Articulação do Semiárido (ASA) em parceria com o governo Federal é uma grande conquista para os agricultores e agricultoras, uma vez que as sementes crioulas, além da preservação do patrimônio genético e resgate dos saberes tradicionais, possuem papel fundamental nas condições do semiárido dentro dos processos produtivos dos camponeses e camponesas.  “Elas são mais resistentes e adaptadas às condições climáticas da região, diminuindo as perdas em decorrência da escassez de chuva e promovendo uma agricultura limpa, saudável e com menores custos”, ressalta.

Para Valteir Soares, guardião das sementes do município de Itinga, a troca de sementes entre as famílias agricultoras é que tem garantido, apesar das mudanças climáticas, a soberania alimentar e autonomia das famílias na construção dos seus sistema produtivos.

João Eudes Prates, técnico do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçuaí, comenta que o ponto forte foi a roda dos guardiões. “Vir cá e ver tanta gente com experiência, vivenciando a prática da semente crioula me fez sentir que estou no lugar certo”.

Programa Sementes do Semiárido

Além da implementação de 16 casas de sementes, o projeto prevê atividades de formação, intercâmbios e fortalecimentos dos processos de guardiões e guardiãs de sementes crioulas, distribuição de sementes com o compromisso de que quem adquirir as sementes, terá de devolver uma parte à Casa,  após a colheita.  O programa será apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com ASA, por meio da  Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido (AP1MC) e irá construir 640 bancos de sementes crioulas nos estados da Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Ceará, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba, executado por de 22 organizações em todo semiárido brasileiro, beneficiando 12 mil famílias.

Em Minas Gerais, o projeto será executado no Norte do Estado pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA) e parceiros locais. Já no Vale do Jequitinhonha, o projeto será implementado pela Cáritas Brasileira Regional Minas em parceria com as Cáritas Diocesanas de Araçuaí e Almenara, bem como o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV).

Fonte: Cáritas

Novos modelos de desenvolvimento no semiárido estão entre as iniciativas retratadas na nova reportagem do Observatório

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.