Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A cidade é abastecida pelo Rio Doce e manifestantes denunciam que a água esta muito suja pela lama do rompimento das barragens da Samarco.

Por Brasil de Fato.

Movimentos populares, sindicais e moradores de Colatina (ES) fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (10). Os manifestantes denunciam que o Rio Doce, que abastece a cidade, esta poluído pela lama das barragens da Samarco que estouraram em Minas Gerais há um mês e que a prefeitura continua a entregar às casas essa água contaminada.

O ato ocupou uma ponte no centro da cidade e, depois, seguiu ao Ministério Público Estadual (MPE), onde seria feita uma reunião com o promotor. Segundo o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), os movimentos querem construir junto ao MPE uma audiência pública para a próxima semana para debater as responsabilidades da Samarco com os atingidos.

O ato de hoje, quando é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a manifestação cobra direitos básicos como a água. “Para ter uma ideia a água do rio [Rio Doce] está muito suja, tem gente dizendo que está passando mal, porque mesmo assim a prefeitura continua coletando e mandando água”, relatam militantes do MPA.

Eles exigem que a Samarco, administrada pela BHP e Vale, forneça água de qualidade para todos que estão sem abastecimento ou com o abastecimento comprometido por conta da contaminação da água.

O Espírito Santo passa por uma das maiores crises hídricas da sua história e muitos camponeses não conseguiram produzir pela escassez de chuvas. A manifestação também exige a anistia do crédito camponês para quem possui até quatro módulos rurais [tamanho pré definido da terra].

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.