Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Secretaria-Geral da Presidência da República promove Hackathon das OSCs – Maratona Hacker das organizações da sociedade civil

Divulgação
Divulgação

Nos dias 21 a 25 de maio, a Secretaria-Geral da Presidência da República promove em Brasília o “Hackathon das OSCs – Maratona Hacker das Organizações da Sociedade Civil”. O evento reunirá programadores, desenvolvedores, designers, membros de organizações da sociedade civil e criativos em geral para promover o desenvolvimento de projetos que visem à valorização das Organizações da Sociedade Civil e de suas parcerias com o Estado.

O objetivo do evento é envolver a sociedade na criação de aplicativos e ferramentas digitais, por meio da utilização de bases de dados públicas apoiando as ações de transparência de informações públicas, da cultura de acesso à informação, dos dados abertos, da política de transparência ativa e da participação social.

As atividades serão desenvolvidas durante a maratona de 30 horas e buscarão estimular o conhecimento sobre o universo, estimular a transparência ativa e a gestão e desenvolvimento institucional das OSCs em suas relações de parcerias com o Estado.

Para participar, é necessário inscrever-se no site do evento respondendo à pergunta:

“Utilizando as bases de dados sugeridas, como as tecnologias podem transformar a realidade das organizações da sociedade civil e o seu relacionamento com o Estado?

Serão selecionados até 40 participantes, que poderão ter suas viagens custeadas,conforme o regulamento.

Uma Maratona em duas etapas

Para qualificar a criação de soluções tecnologicamente inovadoras, os participantes selecionados passarão por uma etapa formativa, que acontece no âmbito do II Seminário Internacional do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, entre os dias 21 e 23 de maio (programação: www.participa.br/osc).

O seminário é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República, com apoio da União Europeia (Projeto Diálogos Setoriais União Europeia/Brasil) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) que pretende estimular o debate sobre o ambiente jurídico e institucional relacionado às organizações e suas relações de parceria com o Estado, ampliando o conhecimento sobre a agenda.

O II Seminário faz parte da agenda da Arena da Participação Social, evento da Secretaria-Geral da Presidência da República , no qual será lançada a Política Nacional de Participação Social, e contará também com atividades dos Diálogos sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, além da entra da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil.

A etapa de execução do Hackathon das OSCs, que envolve a programação propriamente dita, acontece nos dias 24 e 25 de maio, também em Brasília.

Sobre a Arena da Participação Social

A Arena da Participação Social acontece em Brasília, de 21 a 23 de maio de 2014, e vai reunir representantes da sociedade civil, gestores públicos, especialistas e convidados internacionais nos Diálogos sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a Construção da Agenda Pós-2015, no II Seminário Internacional do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e no lançamento da Política Nacional de Participação Social. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Sobre o MROSC

O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) é uma agenda política ampla que tem o objetivo de aperfeiçoar o ambiente jurídico e institucional relacionado às organizações da sociedade civil e suas relações de parceria com o Estado.

As ações do Marco Regulatório são parte da agenda estratégica do governo federal que, em conjunto com a sociedade civil, definiu três eixos orientadores: contratualização, sustentabilidade econômica e certificação.  Estes temas são trabalhados tanto na dimensão normativa – projetos de lei, decretos, portarias – quanto na dimensão do conhecimento – estudos e pesquisas, seminários, publicações, cursos de capacitação e disseminação de informações sobre o universo das organizações  da sociedade civil.

 Fonte: secretariageral.gov

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.