Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Todos os anos no início do mês de novembro a Rede Cáritas Brasileira realiza a Semana da Solidariedade, um momento dedicado à reflexão sobre a situação social em que vivemos e à ação solidária que possibilite transformações através da participação cidadã.

Caritas

Assim, em 2013, a Rede Cáritas traz para a Semana da Solidariedade o tema da Campanha Mundial lançada pela Cáritas Internacionalis, “Uma família humana, alimentos para todos”. No Brasil, o tema da campanha ganhou novos contornos a partir do contexto e realidade social específicos, ganhando o título de “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”. A perspectiva é a do trabalho a partir de questões como a soberania alimentar e a justiça social.

A Semana da Solidariedade tem como marco nesse ano o dia 07 de novembro e se estende até o dia 14 do mesmo mês. As Cáritas Diocesanas que compõem a Rede Cáritas em todo o país, realizarão atividades com foco na Campanha Mundial.

No Estado do Ceará, acontecerá entre os dias 06 e 08 de novembro o Encontro Interregional Nordeste para refletir sobre a campanha Mundial, na cidade de Aquiraz. No dia 07, das 14h30 às 18h, Dia de Mobilização Nacional de Combate à Fome e à Pobreza, haverá visitas às famílias do bairro Jangurusso e diálogo sobre o tema da campanha, juntamente com a Ascajan (Associação de Catadores e Catadoras do Jangurussú).

Em Brasília, será realizada a Feira da Solidariedade, que reunirá grupos formais ou informais, de trabalho comunitário, como associações e cooperativas, urbanos e rurais produzem artesanatos, vestuários, confecções, produtos indígenas, biojoias, alimentos e utilitários. A feira é uma realização da Cáritas Brasileira, Cáritas Arquidiocesana de Brasília, Instituto Marista de Solidariedade, Movimento de Mulheres Camponesas, Movimento dos Pequenos Agricultores e Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB).

No domingo, 09, uma missa será transmitida pela TV Ceará, às 8h da manhã, para celebrar o momento da Campanha Mundial. A Cáritas prevê ainda uma manifestação em massa por meio de postagens nas redes sociais sobre “O que é solidariedade”.

A Campanha

A Campanha Mundial “Uma família humana, alimentos para todos”, lançada no dia 10 de dezembro de 2013, Dia Internacional dos Direitos Humanos, tem como objetivo central colaborar com a erradicação da fome e da pobreza no mundo. Em primeiro lugar, a partir da sensibilização e da mobilização da própria Igreja e de seus organismos para a realidade da fome, da miséria e das desigualdades. Em segundo, pelo diálogo com a sociedade através das ações promovidas pela própria Rede Cáritas e pela Igreja no enfrentamento a essas duras realidades.

A Rede Cáritas Ceará, por exemplo, trabalha intensamente com projetos de acesso à água, produção agrícola familiar e agroecológica, articulação com catadoras e catadores de materiais recicláveis, contribui com formação de redes de economia solidária e promove a participação de comunidades na defesa de seus direitos.

Uma das principais estratégias da Campanha no Brasil é realizar um processo de escuta e diálogo para identificar como as próprias pessoas empobrecidas enxergam a realidade de miséria no país. O material dessas conversas será compilado para a construção de um mapa nacional sobre fome, pobreza e direitos. Também estão previstas a realização de audiências públicas locais, regionais e nacionais sobre o tema.

Caritas

Pela Caritas Internacionalis um projeto de lei será produzido sobre o direito à alimentação. O intuito é que as Cáritas de todo o mundo possam incentivar a adoção da lei por seus governos. A entidade também irá defender na Organização das Nações Unidas uma sessão sobre o direito à alimentação, prevista para ocorrer em 2015 durante a assembleia geral.

Mais informações sobre a Semana de Solidariedade e Campanha contra a fome aqui.

Fonte: Adital

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.