Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Na ocasião, será discutida a criação de uma comissão nacional multisetorial para seguimento da Agenda Pós 2015 no Brasil

Representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de todo o Brasil que acompanham a agenda dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que pautará o desenvolvimento global nos próximos 15 anos, estarão reunidos/as no dia 16 de setembro, em Brasília (DF) para dar continuidade ao debate sobre Governança, Implementação e Monitoramentodesta agenda no Brasil.

Além de planejar a incidência da sociedade civil brasileira sobre a 70ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) – momento em que será realizada a cúpula para adoção da Agenda Pós 2015, entre 25 e 27 de setembro -, representantes do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para o Pós 2015 realizarão reuniões bilaterais com setores-chave do governo para dar continuidade ao debate sobre a criação de uma comissão nacional multisetorial para seguimento da Agenda Pós 2015 no Brasil, que inclua a participação da sociedade civil.

Alessandra Nilo, diretora estadual da Abong – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais e coordenadora da ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero explica que o objetivo da reunião é fortalecer o engajamento da sociedade civil na implementação dos ODS. “Diante da atual crise brasileira, os ODS podem ser uma agenda de desenvolvimento positiva e inovadora para o Brasil, mas ela precisa ser uma prioridade para o governo Dilma”. Alessandra entende como necessário desenvolver estratégias coletivas de participação, incidência e divulgação dos ODS e construir mecanismos formais que garantam sua importância na agenda governamental. “A criação da Comissão é, portanto, fundamental”, defende.

A reunião é uma articulação do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para o Pós 2015 e tem o apoio de quatro entidades: Abong, Gestos, Fundação Friedrich Ebert e Campanha Internacional Beyond 2015[1].


Ações pelo mundo

 Entre 25 e 27 de setembro, a ONU realizará uma cúpula para aprovação dos 17 Objetivos Globais que substituirão os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A Agenda 2030 (Transformar nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável) deve movimentar entre 3 e 5 trilhões de dólares anuais e pretende responder aos principais desafios do mundo para erradicar a pobreza extrema e implementar uma agenda de desenvolvimento realmente sustentável, baseada nos pilares econômico, social e ambiental.

Aqui no Brasil, a Abong tem mobilizado a sociedade civil sobre o tema – inclusive produzindo o único blog nacional exclusivamente sobre o Pós 2015[2] – e, junto com a Gestos, acompanhou, nos últimos três anos, as negociações intergovernamentais, encerradas no último dia 2 de agosto de 2015.

Como parte das ações, a Abong está participando da campanha internacional action/2015[3], que estabeleceu o dia 24 de setembro como Dia de Ação Global pelos ODS. Nas principais cidades do mundo, nos cinco continentes, Organizações da Sociedade Civil se mobilizarão em torno da Cúpula da ONU que aprovará os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que, a partir de janeiro de 2016, substituirão os Objet ivos do Milênio.

Em São Paulo, a Abong irá reunir artistas e coletivos urbanos no Largo da Batata, das 16h às 22h. Além disso, outras mobilizações serão realizadas em mais sete Estados de quatro regiões do País. Nas redes sociais, é possível acompanhar informações aqui.

Notícias da Cúpula para adoção da agenda Pós 2015 durante a AG-ONU serão publicadas no blog Brasil no Pós 2015, onde também é possível encontrar a versão em português do texto final dos ODS.

Café da manhã com jornalistas

Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para o Pós 2015 convida jornalistas para uma coletiva de imprensa sobre a urgente necessidade de criação de uma Comissão Nacional para Implementação da Agenda 2030 no Brasil. Um café da manhã será oferecido na ocasião.


SERVIÇO

Quando: 17 de setembro de 2015 | 8h45h – 10h
Onde: Hotel Nacional – Setor Hoteleiro Sul – Quadra 01 – Bloco A – Brasília (DF)
Confirme sua participação pelo e-mail pos-2015@abong.org.br, com Lilian Romão, assessora de comunicação para a Agenda Pós 2015 na Abong.

Fonte: Brasil no Pós 2015

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.