Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sociedade civil intensifica coleta de assinaturas por reforma política

Plataforma dos movimentos sociais quer projeto de lei de iniciativa popular que amplie participação popular e acabe com privilégios de políticos

Até domingo (11) dezenas de movimentos e organizações da sociedade civil estarão envolvidos na Semana Nacional pela coleta de assinaturas para uma Lei de Iniciativa Popular pela Reforma Política.

A mobilização é organizada pela Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política com Participação Popular, que reúne mais de 40 entidades que há quase uma década debatem o tema. A proposta prevê não somente transformações nos processos eleitorais, mas, sobretudo, uma nova plataforma para o exercício da participação popular.

“Para nós tem duas questões básicas numa verdadeira reforma política: resgatar o poder para o povo, isto é, a soberania popular, e não tornar a classe política um grupo de pessoas com mais direitos, que, na verdade, são privilégios, do que os demais cidadãos e cidadãs. O poder não pode ser fonte de privilégios sejam pessoais ou para determinados grupos. Precisamos construir o poder popular”, afirma José Antonio Moroni, um dos coordenadores da Plataforma.

Entre os principais destaques da proposta estão:

– fim dos privilégios para parlamentares, como férias de 60 dias, 14o e 15 o salários e foro privilegiado;

– fim das doações de empresas e financiamento público exclusivo de campanhas;

– voto em lista pré-ordenada com alternância de gênero e critérios de inclusão de seguimentos hoje sub-representados como negros, índios e moradores da periferia;

– obrigatoriedade de consulta direta à população (plebiscitos ou referendos) para decisões como a realização de grandes projetos e eventos, salário dos políticos e privatizações.

Para que a Lei de Iniciativa Popular possa ser votada no Congresso Nacional, ela precisa ter 1,5 milhão de assinaturas. Para alcançar este número, as entidades lançaram uma campanha nas redes sociais e estão realizando atividades descentralizadas em vários locais para coleta de assinaturas. Além disso, a campanha inclui spots de rádio e um vídeo explicativo (veja abaixo):

Para assinar o formulário, entender melhor a proposta de reforma política defendida pela Plataforma e coletar assinaturas, basta acessar o site: www.reformapolitica.org.br.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=E2WKyC5Sjs8&w=560&h=315]
 

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.