Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Maria Fernanda Marcelino falou sobre as contradições do momento no Brasil, em que se vê ao mesmo tempo mais abertura para temas como o direito ao aborto e o crescimento do discurso fundamentalista

Por Lorena Alves e Nicolau Soares

O Observatório da Sociedade Civil entrevistou Maria Fernanda Marcelino, militante da Sempre Viva Organização Feminista (SOF) e da Marcha Mundial das Mulheres, sobre a ADPF 442 e as mobilizações no Brasil e nos países vizinhos. Ela destacou o caráter internacionalista que sempre marcou o movimento feminista e as contradições do momento no Brasil, em que se vê ao mesmo tempo mais abertura para falar sobre temas da agenda feminista como o direito ao aborto e o crescimento do discurso fundamentalista.

Maria Fernanda Marcelino, militante da Marcha Mundial das Mulheres | Foto: Reprodução

Leia abaixo os principais trechos:

‘Característica internacionalista’

Estivemos nas ruas, em especial na quarta-feira (8), quando foi votado a despenalização do aborto no Senado, na Argentina. Aconteceram ações no Brasil e em outros países da América Latina – pelo menos Bolívia (La Paz) e Chile (Santiago). Há poucos dias as feministas fizeram uma manifestação estrondosa no Chile e 3 mulheres foram esfaqueadas por um grupo pequeno de ultra-direita. Esse ato aconteceu simultaneamente em mais 18 cidades chilenas.

O feminismo tem, desde quando nasceu, essa característica internacionalista. Certamente haverá manifestações e ações em outros países também.

‘Aborto tem se tornado pauta discutida mais abertamente’

Tem uma agenda colocada na sociedade, a Frente Nacional tem discutido como fazer ações. Recentemente, a Frente fez uma Virada pela Legalização, que foram 24 horas de ação feminista nas redes sociais, e teve uma super-repercussão. Tem várias iniciativas: grupos que são mais ligados ao lobby, buscando pressionar deputados; outros que acreditam que o trabalho com as mulheres populares é prioritário. Recentemente, aconteceu uma assembleia convocada por um grupo pequeno de mulheres jovens, mas que teve uma adesão bem grande.

O que não dá para falar é que existe uma única estratégia debatida entre todos os movimentos. Existem muitas iniciativas e estratégias distintas de como enfrentar o assunto, mas sim o aborto tem se tornado uma pauta discutida mais abertamente. Ao mesmo tempo que a visão conservadora também é muito forte. A maior parte do Congresso é formado por pastores homens, é um empecilho muito grande. Não existe a menor chance desse Congresso aprovar a legalização, a não ser com uma pressão popular absurda.

A gente tem visto uma aceitação maior do feminismo, ainda que um feminismo mais da moda, muitas artistas se dizem feministas. Mas tem também uma tomada de consciência de muitas mulheres a partir das redes sociais de que as situações de violência e opressão não são naturais e é preciso reagir.

Por outro lado, há também um crescimento do conservadorismo. As bancadas do Boi, Bala e Bíblia se unificam nas pautas reacionárias. É muito difícil dizer que temos um horizonte promissor, com crescimento de Bolsonaro e o enraizamento das igrejas neopentecostais. Ao mesmo tempo há o crescimento de mulheres feministas.

‘Audiência pública tem limitações’

A Marcha Mundial das Mulheres é crítica da estratégia da ADPF. Achamos que não é o momento ideal e muito menos confiamos que este STF possa vir a ter um parecer favorável à descriminalização do aborto. E mesmo que tenha, isso não significa que as mulheres terão acesso ao aborto seguro, porque a decisão não garantiria o direito ao atendimento no SUS. A Frente Nacional pela Legalização também é crítica.

A audiência pública no STF vai produzir um relatório que pode ser favorável ou desfavorável. Ele vai ser encaminhado para a presidência do STF, que pode marcar o julgamento em 15 dias, em um mês, ou em 20 anos. É uma audiência pública e tem limitações.

No entanto, ainda que a gente ache insuficiente e arriscado, vamos nos somar a todos os movimentos, coletivos e pessoas que estiverem se mobilizando em torno dessa pauta. O PSOL e o Instituto de Bioética ANIS, que propuseram a SDPF, também são a favor da legalização, e optaram por essa estratégia.

Leia outras visões feministas sobre o aborto:

‘O medo ronda a vida sexual das mulheres’

‘Estado que não permite aborto, mata juventude negra’

(Foto: Mídia Ninja)

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.