Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Acordo de Cooperação pela Dignidade e Direitos das Crianças e Adolescentes Brasileiros, assinado na sexta-feira, dia 16 de setembro, por 11 organizações com atuação na área, entre as quais a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, traz como um de seus eixos a promoção do protagonismo da infância e da adolescência. O acordo também busca fortalecer a articulação entre as entidades parceiras, na perspectiva de contribuir para a construção de um novo conceito de cidadania, pautado na participação direta e na defesa dos direitos de cada criança e adolescente.

“O Papa Francisco já fez referência de que o sistema capitalista mata e exclui. Este é um sistema que é seletivo e excludente. E, se há excluídos, é porque alguém os abandonou. Nosso compromisso é assumir a existência desta realidade e dar protagonismo às crianças e aos adolescentes”, afirmou dom Guilherme Werlang, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, que assinou o documento em nome da entidade.

dsc_0170

“Paulo Freire também já nos demonstrava que a criança e o adolescente não são destinatários apenas. São protagonistas! E é essa a nossa missão: fazê-los sujeitos de suas histórias. Educar é muito mais que alfabetizar. É ensinar valores humanos, de preferência cristãos. A CNBB está comprometida até as últimas consequências com isso. Negar esse acordo [de Cooperação pela Dignidade e Direitos das Crianças e Adolescentes Brasileiros] seria rasgar o nosso estatuto”, continua dom Guilherme, antes de completar: “a CNBB é uma casa comum, na qual todos se sentam à mesa. A criança e o adolescente devem ser vistos como o canteiro do jardim de Deus”.

Junto com dom Guilherme, assinou o documento pela Cáritas Brasileira seu diretor-executivo nacional, Luiz Cláudio Lopes da Silva (Mandela). A coordenadora Alessandra Miranda e Leon Patrick, assessor nacional para o Programa Infância, Adolescência e Juventudes (PIAJ), também participaram da solenidade. Ainda subscreveram o acordo o presidente do Bureau International Catholique de l’Enfance (BICE – “Oficina Católica Internacional para a Infância”), Olivier Duval; o presidente da Rede La Salle, Edgar Genuíno Nicodem, representando a Mesa Pro Bice Brasil; além dos representantes da Associação Nacional de Educação Católica (Anec), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Pastoral da Criança, Pastoral do Menor, Rede Jesuíta Brasil, da Rede Salesiana Brasil e da União Marista do Brasil (UMBrasil).

“Este Acordo de Cooperação pela Dignidade e Direitos das Crianças e Adolescentes Brasileiros fortalece nosso alcance enquanto rede. Ele potencializa as ações de base e as articulações que a Cáritas já desenvolve na área da infância e adolescência e favorece o incremento de novas ações e articulações que possam surgir. Os resultados esperados são um melhor acompanhamento das políticas públicas, uma melhor utilização dos recursos e a efetivação de ações organizadas em torno de um mesmo objetivo, de forma a permitir que mais gente se articule a partir desse objetivo”, avalia a coordenadora nacional da Cáritas, Alessandra Miranda.

Representantes dos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Agrário e a deputada federal Erika Kokay (PT/DF), representando a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, também participaram da cerimônia, compondo a mesa oficial junto com dom Guilherme Werlang, Olivier Duval e Edgar Nicodem.

Fonte: Cáritas 

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.