Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

(Atualizada às 18h)

Recuo do governo estadual foi anunciado na tarde desta quinta pelo secretário de Educação. Nas redes sociais, estudantes afirmam que manterão ocupações até derrubada final da ‘reorganização’

Por Marcela Reis

Após enfrentar grandes protestos de estudantes, pais e professores, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) propôs a suspensão do fechamento e da reorganização das escolas estaduais se os/as alunos/as desocuparem as escolas em 48 horas.

A proposta foi feita na tarde desta quinta-feira (19) através do secretário da Educação Herman Voorwald em audiência de conciliação entre governo, professores e estudantes.

Pelas redes sociais estudantes já afirmam que lutarão pela revogação da proposta. Na página do Facebook ‘Não fechem minha escola’, organizada pelo movimento secundarista, os/as estudantes declararam que vão continuar organizados/as. “Estamos todos felizes! Mas temos que ficar alertas! Não confiamos no governo! Mantenham as ocupações organizadas e funcionando!”

A organização Território Livre, que está tocando as ocupações junto com os/as estudantes, declarou em sua página do Facebook que a reivindicação é revogação, e não a suspensão. “A notícia é quente mas nóis ainda tá fervendo (sic)! Não cairemos em manobras do governo! Suspensão até o fim do ano não é suspensão! Ocupações continuam: Nenhuma escola será fechada!”

Até o começo da tarde de hoje, 74 escolas estaduais estavam ocupadas e resistindo às ameaças de reintegração de posse forçada e à violência policial.

Abaixo o texto na integra dos/as alunos/as na página ‘Não fechem minha escola’

MANTER E AMPLIAR AS OCUPAÇÕES ATÉ QUE O PROJETO CAIA POR COMPLETO! MAIS ESCOLAS OCUPADAS VEM AÍ!

Fomos surpreendidos agora a tarde com uma notícia da Folha de São Paulo anunciando que o projeto de desorganização escolar de Alckmin estaria suspenso. Essa medida, mesmo que parcial, pois suspende o projeto por apenas alguns dias, já demonstra a força de nossa mobilização.

Não podemos baixar a guarda. Todas as ocupações devem ser mantidas e novas escolas devem ser ocupadas! Ocupar muitas escolas! Fazer manifestações de rua até que o projeto caia por inteiro! Não confiamos nem um pouco no Governador Alckmin e em seu Secretário Hermann!

Agora é hora de ampliar a nossa mobilização e ir até o fim contra esse projeto absurdo de fechamento das escolas e de desmonte da educação em São Paulo!

 

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.