Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Após aprovação do novo Marco Regulatório, Sociedade Civil discute próximos passos

Após sanção pela presidenta Dilma no último dia 31 de julho, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil segue agora para a etapa de regulamentação, que deve ser monitorada pelas mesmas organizações que lutam há mais de 20 anos por esta causa. A nova lei cria um ambiente mais seguro e favorável à relação entre organizações não-governamentais e o Estado, estabelecendo novas regras para o repasse de verbas e a seleção de entidades que receberão tais recursos.

No dia 7 de agosto, representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de diversos municípios de Minas Gerais reuniram-se no 1º Seminário Estadual do Marco Regulatório – Contratualização, realizado em Belo Horizonte. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes, incluindo representantes de órgãos públicos.

O seminário faz parte de uma série de encontros, debates e eventos realizados pelas entidades frente à demanda de compreender melhor a Lei e refletir acerca dos próximos passos.

Vera Masagão, diretora executiva da Abong – Organizações em Defesa de Direitos e Bens Comuns, participou de uma das mesas de debate do evento cujo tema foi “O novo Marco Regulatório das OSC – Organização Social Civil e o Processo Participativo para Elaboração das Normas de Regulamentação que contemplam os municípios do estado de Minas Gerais”. Para ela, há uma grande expectativa sobre como será a aplicação da legislação. “A grande questão agora é acompanhar a nova lei e ver como ela se aplica em diferentes contextos. É preciso fazer formações, divulgar e mobilizar as pessoas, realmente criando uma massa crítica, uma base social, para cuidar e acompanhar a implementação”, defende.

Na ocasião, foi lançada a Plataforma Minas Gerais do Marco Regulatório das OSCs, com a leitura da carta de princípios e entrega de termos de adesão pelos/as participantes.

No dia 14 de agosto (quinta-feira), a diretoria estadual da Abong do Rio de Janeiro organizou um encontro com entidades parceiras para discutir o Marco Regulatório. Eleutéria Amora, da direção executiva da Abong, afirma que essa articulação entre a sociedade civil é importante, já que muitas organizações ainda possuem dúvidas em relação à nova lei.

“Precisamos nos articular como sociedade civil, entendendo as formas de colaboração e fomento possíveis e nos tornando mais fortes. Este processo é rico, pois várias organizações estão se voltando para o assunto, participando de debates e dividindo experiências. Enquanto isso, seguimos acompanhando processo de regulamentação”, avalia.

Eventos como esses são importantes para que a pauta do Marco Regulatório seja apropriada pelas organizações da sociedade civil, debatendo coletivamente os pontos da lei e se apropriando dela como instrumento de fortalecimento.

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.