Publicado em: 7 de maio de 2014

Objetivo é qualificar a intervenção de ativistas nas redes sociais e outras ferramentas da internet.

comunicaredesbanner

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa promoverá no próximo sábado, dia 10, uma oficina de comunicação colaborativa com práticas de fotografia, diagramação, vídeo e jornalismo colaborativo. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do e-mail baraoitararesp@gmail.com.

O objetivo da oficina é qualificar a intervenção de ativistas nas redes sociais e outras ferramentas da internet. A parte técnica será trabalhada nas oficinas, assim como a linguagem mais adequada para cada mensagem.

A oficina de vídeo será dada pelo cineasta e arte-educador Anderson Lima, que também é oficineiro do Museu da Imagem e do Som. O foco será a apresentação de técnicas funcionais para os vídeos que tenham como plataforma a internet. Desde a captação do material até noções de edição.

A oficina de Jornalismo Colaborativo será feita pela jornalistas Claudia Rocha, do Barão de Itararé e por Érica Aragão, que é jornalista da TVT. O intuito é fazer com que o aluno esteja apto para promover uma denúncia jornalística na internet. A oficina vai percorrer o caminho desde a pauta até a finalização da matéria.

Já a mesa de Fotografia será realizada pela jornalista e fotógrafa Carolina Conti e a também fotógrafa Tatiana B. Vasconcelos. A sensibilidade do olhar, a qualidade de enquadramento da foto podem destacar a mensagem e refletir temas sociais e relevantes.

A parte da diagramação será feita em parceria com o Coletivo Fora do Eixo. A ideia é transmitir os conceitos e movimentos básicos da diagramação como parte fundamental para passar uma mensagem clara e objetivas nas redes.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail do Barão de Itararé baraoiatararesp@gmail.com. O único critério é ter o celular, máquina fotográfica ou computador para poder fazer as oficinas.

Evento no Facebook

Informações:
Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé de São Paulo
Contato: 11 3159-1585

 

Fonte: CUT-SP