Publicado em: 15 de outubro de 2020

O encontro online dá continuidade à série de diálogos sobre ações estratégicas para defesa do SUS e do financiamento para 2021

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) promove, nesta sexta-feira (16/10), das 14h30 às 17h, um encontro online com representantes de todos os Conselhos Estaduais de Saúde (CES). A atividade dá continuidade a uma série de diálogos que o CNS vem realizando para tratar de ações estratégicas na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do financiamento para 2021.

Desde o início do mês de agosto, o CNS está mobilizando a sociedade para a petição pública “O SUS merece mais em 2021”. O apoio de lideranças, entidades e colegiados estaduais como os CES é fundamental para esse engajamento. A petição, dirigida ao Congresso Nacional, pede a manutenção de R$ 35 bilhões no SUS do piso emergencial para 2021 e a revogação da Emenda Constitucional 95, que congelou os investimentos em Saúde até 2036.

ASSINE A PETIÇÃO

Também será apresentada a Carta da Saúde Pública à População e aos Candidatos e Candidatas às Eleições Municipais no Brasil, elaborada pelo Conselho. O documento ressalta o compromisso dos candidatos e candidatas às eleições deste ano e aborda um conjunto de propostas e orientações aos elegíveis, bem como subsídios para que a população só dedique seu voto aos que tiverem comprometimento real com as pautas que seguem adiante.

ACESSE A CARTA NA ÍNTEGRA

Encontros por região

Nos meses de abril e maio, o Conselho realizou encontros com os CES de forma regionalizada para debater os principais desafios do controle social no contexto da pandemia. Saiba mais:

Região nordeste: conselhos estaduais de Saúde pedem maior participação nos comitês de enfrentamento ao novo coronavírus

Região sudeste: conselhos estaduais de saúde detalham desafios no enfrentamento à Covid-19

Região norte: CNS inicia encontros online com Conselhos Estaduais de Saúde para traçar estratégias de enfrentamento ao Covid

Regiões Centro-oeste e Sul encerram 1º encontro online do CNS com Conselhos Estaduais de Saúde

Ascom CNS