Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Consulta Pública sobre futuro da Internet vai até quinta-feira

Até quinta-feira, 17 de abril, ficará aberta a Consulta Pública sobre a Internet que queremos, que irá influenciar as discussões e decisões tomadas sobre a governança da Internet no NETmundial, que acontecerá nos dias 23 e 24 de abril. O evento reunirá grandes nomes nacionais e internacionais de pelo menos 79 países para discutir e repensar o futuro da governança da internet no mundo.

Para contribuir com a consulta, que é feita através do site do Participe.br, é possível enviar propostas ou votar em ideias já sugeridas em relação às perguntas “Que Internet você quer?”, “Quais direitos você considera fundamentais para garantir o futuro democrático da Internet?” e “Quais princípios devem orientar a governança da Internet?”.

As propostas serão compartilhadas na Arena NETmundial, espaço do evento destinado à sociedade civil – organizada ou não – e enviadas em tempo real para o palco principal através do HUB. Ao final será produzida uma Carta Proposta reunindo as colaborações da consulta pública.

Na matéria e nos links abaixo, mais informações sobre o evento:

Consulta Pública sobre futuro da Internet vai até quinta-feira

de Participa.br

Até a manhã desta segunda-feira, mais de 80 mil votos já foram computados na Consulta Públicasobre a Internet que queremos, realizada na plataforma Participa.br para alimentar o debate da #ArenaNETmundial. A Consulta fica aberta até quinta-feira, 17 de abril, e é uma maneira efetiva de influenciar, por meio do voto, as decisões que serão tomadas sobre a governança da Internet, num momento em que o tema ocupa uma posição central no debate mundial entre governos, técnicos e sociedade civil.

Construída com a metodologia pairwise voting, o participante se defronta com duas alternativas para eleger sua preferida. O número de vezes que determinada alternativa foi preferida é computado, mas também as vezes que foi preterida. Com isso, se tem um retrato dinâmico daquilo que mais inspira e o que menos atrai os internautas brasileiros.

print_consulta_02

Por exemplo, na pergunta “Que Internet você quer?”, a ideia “Quero internet com transparência total e controle público coletivo” foi preferida em 659 e preterida em 880 oportunidades. Não quer dizer que tenha sido rejeitada por esses 880, apenas eles se sentiram mais próximos de outra ideia que se apresentou a eles no momento do voto. Com base nisso, um algoritmo calcula quais são as ideias mais bem colocadas, considerando e corrigindo o fato de que algumas delas, por terem sido propostas há mais tempo, terão sido mais expostas que outras. Gera-se a terceira coluna dos resultados, que é o “score”.

As próprias propostas foram introduzidas na enquete pelos internautas, que podem continuar a sugerir novas ideias, novos caminhos para cada uma das três perguntas que estruturam a Consulta: “Que Internet você quer?”, “Quais direitos você considera fundamentais para garantir o futuro democrático da Internet?” e “Quais princípios devem orientar a governança da Internet?”.

Os autores das 15 propostas que receberem mais votos serão convidados a participar do HUB e debater suas ideias com especialistas internacionais, nos dias 23 e 24 de abril. O conjunto das propostas e votos será compartilhado e alimentará as discussões da #ArenaNETmundial. Ao final, será elaborada uma Carta Proposta reunindo o conjunto de ideias surgidas durante esse processo, que será enviada aos organizadores do NETmundial.  

Não deixe de votar. Venha contribuir na consolidação de uma rede cada vez mais democrática e livre!

Outros links:

NETmundial: construindo uma nova era de governança mundial da internet

Conheça os debatedores presentes no evento

 

 

 

 

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.