Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Outdoors em Santarém (PA) destacam importância do voto feminino. Hellen Joplin, colaboradora da FASE na Amazônia, destaca que eleger mulheres significa passar a ter um olhar de gênero sobre todas as pautas.

Seguindo a ação de conscientização sobre a importância do voto realizada pelo programa da FASE na Amazônia, STTR Santarém e o Grupo Mãe Terra, a cidade de Santarém, no Pará, recebeu outdoors com a mensagem sobre a importância de fortalecer as candidaturas femininas.

Historicamente, os homens sempre ocuparam os espaços de poder, deixando as mulheres à margem das tomadas de decisões. Construindo assim um mundo sobre lógicas machistas e misóginas. Agora, as mulheres tentam conquistar maior presença nesses espaços em busca de uma real representatividade política.

No Brasil, as mulheres conquistaram o direito ao voto e a serem votadas apenas em 1932. Porém, a conquista não foi completa. O código eleitoral da época permitia somente que mulheres casadas, se contassem com autorização do marido, viúvas e solteiras, se tivessem renda própria, pudessem votar. Excluindo naturalmente mulheres periféricas, que sempre foram a base da sociedade brasileira.

Foto: Hellen Joplin

Em 1970, as mulheres representavam 35% do eleitorado. Em 2006, já ultrapassaram 50%, rompendo, teoricamente, com a hegemonia do eleitorado masculino.

Eleger mulheres significa passar a ter um olhar de gênero sobre todas as pautas. Não apenas aquelas voltadas exclusivamente para mulheres. Independente de quais forem as suas convicções políticas, existe uma mulher que se alinhará a elas. Nessas eleições, fortaleça candidaturas femininas!

 

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.