Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Evento reunirá cerca de mil pessoas para debater agroecologia em Brasília

Começa nesta terça-feira (7), o IV Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno que deve levar cerca de mil participantes ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento, que segue até quinta-feira (9), reunirá agricultores familiares, estudantes, técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), pesquisadores e consumidores em geral.

Durante o encontro, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vão apresentar as políticas públicas para a agricultura familiar e para o desenvolvimento da agroecologia, além de ampliar a discussão sobre o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

O evento, que está na quarta edição, cria um espaço de articulação, discussão e troca de experiências entre os diferentes segmentos que desenvolvem ações e tecnologias voltadas à agroecologia. A ideia é estimular o intercâmbio e a integração de saberes; difundir avanços e inovações; bem como promover a discussão de propostas para a agricultura familiar, com base na agroecologia e no panorama político atual e futuro.

Ater

No Distrito Federal, 600 agricultores e agricultoras familiares agroecológicos ou em fase de transição para sistemas produtivos sustentáveis recebem serviços de assistência técnica, a partir das chamadas públicas elaboradas pelo MDA.

O atendimento da Ater tem como um de seus objetivos combinar a preservação dos recursos naturais (solo, água e floresta) e o uso de insumos de base ecológica que gerem qualidade, produtividade e estabilidade da produção, com crescimento econômico e conservação ambiental.

Também estão sendo investidos, a partir do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – Planapo, pelo MDA e outros ministérios, em parceria com o CNPq, o valor de R$ 30 milhões para a construção do conhecimento agroecológico e disponibilização de tecnologias sustentáveis, aos Núcleos de Agroecologia de instituições de ensino. No Distrito Federal, o recurso ultrapassa R$ 1,5 milhão.

Evento

O Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF), Universidade de Brasília e pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).

Serviço

IV Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno

Data: de 07 a 09 de outubro (terça a quinta-feira)

Local: Centro de convenções Ulysses Guimarães

Dia 07, às 14h – Mesa Redonda: Articulação de políticas públicas para a agricultura familiar e agroecologia no DF e Entorno, com secretário da SAF, dois agricultores e presidente da Emater/DF

Dia 08, às 8h30 – Palestra: Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, com secretário da SAF; 10h30 – Mesa Redonda Circuitos curtos de comercialização e consumo de produtos agroecológicos, com Cássio Murilo Moreira Trovatto.

Fonte: UNICAFES

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.