Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Material gratuito tem o objetivo de ampliar o debate sobre o tema e informar a população sobre como se alimentar de forma mais saudável

Por Idec

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, o Idec lança nesta terça-feira (16) o e-book gratuito 10 Mitos e Verdades sobre Agrotóxicos – Guia prático para uma alimentação mais consciente e saudável. O objetivo do material é ampliar o debate sobre o assunto e mostrar que algumas afirmações, já bem conhecidas, nem sempre são verdadeiras.

A discussão a respeito do uso de agrotóxicos no País ganhou grande destaque no cenário nacional a partir de maio deste ano, após uma das comissões especiais da Câmara dos Deputados colocar em pauta e aprovar o PL nº 6299/02, conhecido como Pacote do Veneno. De autoria do Ministro da Agricultura Blairo Maggi, o projeto facilita o uso da substância no Brasil.

“O pacote confunde a população a respeito dos prejuízos a saúde humana e ao meio ambiente causados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, além de colocar em risco a alimentação adequada e saudável de todos. Fizemos esse material para combater a desinformação, esclarecer termos e mostrar evidências para incentivar os leitores a terem uma alimentação saudável e consciente”, afirma Rafael Arantes, nutricionista do Idec.

Com o e-book, os leitores poderão saber se é mito ou verdade que lavar bem os alimentos elimina os agrotóxicos, se hidropônicos não têm o veneno ou até se agrotóxico é a mesma coisa que pesticida e defensivo agrícola. O material pode ser baixado no site do Idec, clicando aqui.

O Instituto atua no tema desde o início dos anos 2000. Devido a iminente ameaça de retrocessos com o Pacote do Veneno, a Ong de Defesa do Consumidor e outras organizações da sociedade civil lançaram no ano passado a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos, a fim de barrar o PL, oferecendo como alternativa a aprovação da Pnara (Política Nacional de Redução de Agrotóxicos).

Mais lançamentos

Na semana passada, o Instituto também lançou o livro Alimentos Orgânicos nas Escolas – Guia Para Gestores, cujo conteúdo apresenta experiências de sucesso em escolas de diferentes partes do Brasil que priorizam a aquisição de alimentos orgânicos e com base na agricultura familiar.

(Foto: Bruno Fonseca/Agência Pública)

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.