Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Por:  Ascom CNS

Campanha da Frente pela Vida também alerta sobre a necessidade de garantia da vacina contra a Covid-19 para toda população, além da defesa da Política Nacional de Saúde Mental 

A campanha “O Brasil precisa do SUS”, organizada pela Frente pela Vida, será lançada na terça-feira (15/12) às 14h e tem entre as principais bandeiras a garantia de financiamento adequado para o Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, as entidades que compõem a frente, entre elas o Conselho Nacional de Saúde (CNS), reivindicam a manutenção de R$ 35 bilhões para o orçamento da Saúde no próximo ano. A transmissão será pelo youtube.

O valor corresponde ao piso emergencial destinado à Saúde em 2020, por causa da pandemia da Covid-19. Sua manutenção consta em petição pública do CNS, que já tem mais de 500 mil assinaturas. A petição também pede a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que congelou os investimentos em saúde e demais áreas sociais até 2036.

Diversas entidades acompanham a movimentação no Congresso Nacional sobre a Proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2021, que será avaliada diretamente pelo Congresso Nacional na quarta-feira (16/12). A LDO é uma lei de vigência anual que orienta a elaboração da proposta orçamentária e a execução do orçamento no exercício seguinte.

Se aprovada como está, o SUS não seguirá com os R$ 35 bilhões emergenciais em comparação aos recursos do Ministério da Saúde em 2020, de acordo com a Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS.

Esta é mais uma ação da Frente pela Vida, que desde junho tem unificado entidades da saúde e organizações da sociedade civil, da ciência, da educação, de políticas públicas e de outras áreas para alertar a população quanto aos sucessivos ataques que o SUS tem enfrentado.

O lançamento da campanha será online e também trará entre as reivindicações a garantia de vacinação contra a Covid-19 para todas e todos e a defesa da Política Nacional de Saúde Mental, por uma sociedade sem manicômios e pelo cuidado em liberdade. Saiba mais: www.frentepelavida.org.br.

Mais informações

O quê: Lançamento da Campanha O Brasil precisa do SUS
Quando: Dia 15 de dezembro, às 14h
Como: Transmissão ao vivo pelo youtube

Foto: Abrasco

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.