Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Organizações culturais da AL participam da semana de Cultura Viva Comunitária

Objetivo é construir redes e trocar experiências na ampliação ao acesso à cultura; políticas brasileiras servem de exemplo

Representantes de organizações culturais de 17 países latino-americanos estão em São Paulo participando da semana de Cultura Viva Comunitária, que ocorre desde terça-feira e segue até domingo (7).  O objetivo é construir redes e trocar experiências na ampliação ao acesso à cultura. O Brasil é o único país da América Latina que tem uma política de estado para pontos de cultura itinerantes e comunitários e serve de exemplo.

O circuito de intercâmbio é realizado na capital, ABC paulista, Baixada Santista e interior paulista. Já as atividades culturais se realizam em diversos equipamentos culturais da capital, como o Paço das Artes, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Parque Ibirapuera.

Em julho deste ano, foi aprovada e sancionada a Política Nacional de Cultura Viva, que está em fase de regulamentação. Segundo a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), a aprovação foi importante, pois estabelece uma política de estado e estimula estados e municípios a construir suas legislações.

Baby Amorim, do Ponto de Cultura Ilu Onã, em reportagem da TVT, afirma que a nova política garante visibilidade às práticas culturais e que “foi a melhor política pública e cultural, a mais democrática”.

Foram dez anos de debate até a aprovação da política que, agora, inspira outros países da região. No Peru, por exemplo, não existe uma política nacional, mas leis municipais de apoio à cultura. Em 2013, na capital, Lima, a Lei de Incentivo da Cultura Comunitária tem apoiado o desenvolvimento de ações e bairros e comunidades.

Acompanhe a reportagem completa da TVT:

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.