Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
Crédito da Foto: Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Diversas entidades da área da Saúde se uniram para elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19, que será apresentado a parlamentares, gestores, secretários de Saúde e sociedade civil nesta sexta-feira (3/07), às 10h, durante evento virtual com transmissão ao vivo pelo site e Youtube do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

A ação é motivada pela necessidade imediata de mudanças na forma atual de combater a pandemia do Novo Coronavírus. Para isso, o documento considera aspectos biomoleculares e clínicos, estratégias epidemiológicas para reduzir a transmissibilidade, estrutura do sistema brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e do Sistema Único de Saúde (SUS), qualificação da rede de Atenção Primária em Saúde, entre outros.

Respeito à ciência, competência técnica, capacidade gestora e responsabilidade política são os pilares que orientam o Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19, que também apresenta a complexidade da pandemia e considera as necessidades específicas das populações vulnerabilizadas.

O documento foi elaborado pelas entidades que compõem a coordenação da Frente Pela Vida, sendo: Conselho Nacional de Saúde (CNS), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e Associação Rede Unida.

Também houve contribuições da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Rede de Médicas e Médicos Populares (RMMP) e Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD).

Resposta ao descaso do poder público

Para o presidente do CNS, Fernando Pigatto, é fundamental somar esforços e contribuir com ações que auxiliem no entendimento e enfretamento à doença. “Desde antes do Novo Coronavírus chegar ao Brasil, o Conselho Nacional de Saúde já se preocupava com a saúde da população e vinha agindo de diferentes maneiras para salvar vidas. Nos manifestamos publicamente e cobramos ações efetivas das autoridades, principalmente do Governo Federal. Agora, estamos juntos na Frente pela Vida e levamos nossas contribuições para este importante plano de enfrentamento à pandemia”, afirma.

O plano comprova que a ciência e a sociedade brasileira são capazes de produzir uma resposta alternativa ao descaso e às ações ineficazes do governo brasileiro, que já permitiu a ocorrência de mais de um milhão de casos confirmados e quase 60 mil mortes causadas pela Covid-19.

O documento está aberto para consulta e contribuições no site da Frente Pela Vida, www.frentepelavida.org.br. O lançamento público terá a presença dos presidentes das Frentes Parlamentares do Congresso Nacional.

 

Mais informações

O quê: Lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19
Quando: Sexta-feira, 3 de julho, às 10h
Onde: Transmissão ao vivo pelo site e Youtube do CNS, TV Abrasco e canais das demais entidades
conselho.saude.gov.br
www.youtube.com/user/comunicacns
www.youtube.com/user/tvabrasco/
Contato para imprensa: (61) 99671-1485, com Laura Fernandes

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.