Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

‘Energias populares e sindicais’ apontam disposição de luta ‘por nenhum direito a menos’. Contra aprovação da terceirização, greve geral pode ser convocada

Da Rede Brasil Atual

cut-centrais-sindicais-manifestacao-paralisacao-29-5_cut-sao-paulo
Ato de centrais e movimentos mostra “classe trabalhadora que não vai ficar ajoelhada”, diz Vannuchi (CUT São Paulo)

Em comentário à Rádio Brasil Atual, o analista político Paulo Vannuchi diz hoje (1º) que as manifestações da última sexta-feira (29), quando centrais sindicais e movimentos sociais protestaram contra o PL da Terceirização “ampla, geral e irrestrita” e contra medidas do ajuste fiscal. Na avaliação dele, as manifestações serviram para demonstrar que existe, no país, “uma classe trabalhadora que não vai ficar ajoelhada, que não vai deixar se subjugar”, e que “é capaz de protestar contra decisões de um governo que ajudou a eleger.”

“Serve de alerta para mostrar que o Brasil não tem apenas os chamados ‘coxinhas’, o descontentamento reacionário, à direita e elitista, promovido pela Rede Globo, Veja, o partido da mídia, mas tem também sólidas energias populares e sindicais”, ressalta o colunista.

Vannuchi alerta que o ajuste promovido pela presidenta Dilma, baseado em cortes de gastos e investimentos, na elevação da taxa de juros, e que “causa dano a direitos sindicais e trabalhistas”, pode se transformar em uma mistura explosiva e causar uma recessão difícil de reverter.

Já sobre o projeto que pretende regulamentar e ampliar as terceirizações, Vannuchi afirma que “se o Senado não barrar o desplante dessa lei de terceirização, aprovada na Câmara, realmente só restará ao movimento sindical a chamada para uma greve geral nacional”, o que ele classifica como “péssimo” sinal. O analista lembra que a greve geral é um “fato político” que o país não experimenta a cerca de duas décadas.

Ouça o comentário completo para a Rádio Brasil Atual:

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/208256487″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=’166′ iframe=”true” /]

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.