Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O evento é realizado até sexta-feira e busca impulsionar a resposta da América Latina e Caribe às mudanças climáticas

Por Katarine Flor, do Brasil de Fato 

Com a proposta de discutir a atual emergência climática, começou nesta segunda-feira (19) a Semana do Clima da América Latina e Caribe. Os debates são realizados em Salvador, na Bahia, e seguem até sexta-feira (23).

O responsável de Finanças Climáticas e Fomento de Capacidades da ONU, Alejandro Kilpatrick, alerta para os impactos das mudanças no clima.

“Estamos enfrentando uma emergência climática em nível mundial, de maneiras diferentes, em diferentes regiões, em diferentes países. É uma ameaça à vida como nós conhecemos”.

O evento espera receber mais de três mil pessoas, entre ministros de governo, representantes de agências multilaterais e de Organizações Não Governamentais (ONGs).

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia, devem comparecer aos debates.

Em 14 de maio, Salles decidiu cancelar a Semana do Clima no Brasil, sob a justificativa de que o país não vai mais sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-25).

Na ocasião, o chefe da pasta disse que manter o encontro na capital baiana seria uma “oportunidade” apenas para a turma “fazer turismo em Salvador” e “comer acarajé”.

Cinco dias após o anúncio de cancelamento, o ministro voltou atrás e manteve a realização do evento no país.

A Semana do Clima é um evento preparatório para a COP-25. A Conferência seria realizada no Brasil, mas o governo de Jair Bolsonaro abriu mão da organização do evento sob o argumento de “restrições fiscais e orçamentárias”.

A COP-25 é o maior congresso da ONU sobre o tema. O encontro foi transferido para o Chile e será realizado de 2 a 13 de dezembro.

A Semana do Clima da América Latina e Caribe tem o objetivo de impulsionar a resposta da região às mudanças climáticas.

(Foto: ONU)

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.