Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Evento “Novos Paradigmas: Rumo ao Bem Viver” busca divulgar as discussões e experiências práticas que apontam para um modelo que coloque as pessoas e o meio ambiente à frente do lucro

Do Observatório

Seminário Novos Paradigmas: Rumo ao Bem ViverConstruir outras formas de organização socioeconômica que garantam a reprodução da natureza, promovam a justiça social e a democracia. Esse é o objetivo principal do Seminário “Novos Paradigmas: Rumo ao Bem Viver”. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de junho, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e é promovido pela Abong – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais e pelo Iser Assessoria – Religião, Cidadania e Democracia.

> Inscreva-se aqui

> Veja a programação completa

O debate parte da constatação de que o modelo de desenvolvimento dominante prioriza o aumento constante do consumo e da produção, desconsidera os limites da natureza e é a principal causa da degradação ambiental e do aumento da desigualdade e da miséria. A necessária e urgente mudança deste paradigma já vem sendo construída na prática, por Organizações da Sociedade Civil (OSCs), povos tradicionais, cooperativas, coletivos e outros. São “práticas alternativas” que se distinguem do paradigma dominante e deixam claro que é possível construir uma relação harmoniosa com o meio ambiente e por promover a justiça social.

É nesse contexto que surge a ideia do “Bem viver”, uma concepção alternativa de sociedade que coloca a qualidade de vida das pessoas e a convivência com a natureza como parâmetros de avaliação social, em lugar do crescimento econômico e aumento do consumo. “O ‘Bem Viver’ emerge das sociedades historicamente marginalizadas e se projeta como plataforma para discutir alternativas conceituais, assim como respostas concretas urgentes para os problemas que o desenvolvimentismo atual não consegue resolver. É tanto uma crítica ao desenvolvimentismo, como um ensaio de alternativas. É um questionamento que abandona a ideia convencional de desenvolvimento e não procura reformá-la. Pelo contrário, quer transcendê-la”. A análise é de Eduardo Gudynas e Alberto Acosta e ajuda a embasar a realização do Seminário “Novos Paradigmas: Rumo ao Bem Viver”.

O evento buscará reunir e divulgar as experiências e debates em torno deste tema. Composto por mesas temáticas que tratarão de analisar a conjuntura à luz do tema, bem como de pensar a construção de práticas alternativas e sua difusão para fins de construir um novo futuro, o Seminário contará com a participação de intelectuais e especialistas no assunto tais como Leonardo Boff, Ricardo Abramovay, Ivo Poletto, Ivo Lesbaupin, entre outros/as.

 

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.