Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

caritas

A Cáritas Diocesana de Sobral deu início recentemente ao projeto Ecoforte, executado em parceria com a Cáritas Diocesana de Itapipoca. Com foco nas sementes crioulas, o projeto tem atuação nas duas dioceses abordando a garantia de direitos, a autonomia dos povos e a segurança alimentar através das sementes da vida, visando, ainda, o fortalecimento da Rede de Intercâmbio de Sementes (RIS).

O projeto beneficiará 29 comunidades no território da microrregião de Sobral, em um número aproximado de 800 pessoas, entre homens, mulheres, crianças e jovens.

Para refletir sobre a conjuntura de trabalho com as sementes crioulas em âmbito local e global e planejar a execução das ações estruturantes e mobilizadoras/formativas do projeto, foi realizado um encontro territorial com as comunidades beneficiadas pelo Ecoforte. O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de abril no Centro de Treinamento do Sumaré – CENTRESUL, no município de Sobral. Quarenta pessoas participaram do encontro, entre agricultores/as, membros de instituições, como a Escola Família Agrícola – EFA Ibiapaba.

Participantes se juntaram em torno da mística dos povos da localidade e embalados com o canto poético do agente Cáritas Diocesana de Sobral Erivan Silva, que dizia: “Sou semente para a vida, resistente e produtiva”. No momento de apresentação, os olhares, as falas e os sorrisos manifestados por cada um e cada uma revelaram a esperança e a resistência do povo camponês no cuidado com as sementes.

A análise de conjuntura sobre a situação atual das sementes da vida (crioulas) foi conduzida pelo coordenador do projeto e agente Cáritas, Erivan Silva. “As sementes são um patrimônio nosso e sem elas não conseguimos ir adiante”, afirmou. No debate sobre a análise as/os participantes destacaram a atuação feminina nos processos participativos das alternativas que serão implementadas pelo projeto, sendo elas a cisterna de produção, o roçado comunitário, a criação de galinha e a casa de sementes. Após o debate, os participantes foram divididos em grupos por implementação. Com entusiasmo, teceram seus planejamentos refletindo estratégias de execução em cada comunidade.

À noite, o debate aconteceu em torno do documentário Sementes da Paixão, que retrata diretamente de agricultor para agricultor o amor e o cuidado cotidiano com as sementes. Semente é tudo aquilo que nasce. São sementes da gente, sementes da paixão, sementes da vida.

No findar do encontro, os participantes foram contemplados com a poesia de Rita de Cassia, agricultora da Comunidade de Riacho Fundo/Massapê, que retrata com alegria a lida camponesa no cuidado com a terra e sua forma agroecológica de trabalhar:

SEMENTE DO AGRICULTOR É A SEMENTE DO AMOR E DA ESPERANÇA

Todos dizem que sou agricultor,

até mesmo lavrador,

mas digo a vocês

sou trabalhador rural, sim, senhor.
Planejo meus trabalhos,

preparando a terra para plantar,

quem me diz quando é o começo

é o inverno que rezo logo pra chegar.

O inverno enfim chega

com as sementes preparadas eu estou,

o chão arado também está

e no roçado agora vou plantar.

Uns plantam milho e jerimum,

outros plantam feijão

tem quem plante melancia

e até as sementes da paixão.

Lhe digo, amigo agricultor,

eu planto no meu roçado a semente que for,

só nunca deixo de plantar

é a minha semente do amor.

Peço-lhe que plante no seu roçado também,

pois não importa a circunstância,

pois se nós der amor,

com certeza vai dar ESPERANÇA!

Fonte: Cáritas

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.