Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ação proposta pela Defensoria Pública pede restrição para o uso de balas de borracha e gás lacrimogênio nos protestos

Por Marcela Reis, do Observatório

Na próxima terça-feira (12), o Tribunal de Justiça de São Paulo delibera se mantém a liminar que limita o uso de bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha pela Polícia Militar (PM) em manifestações. A decisão também determinará se todos/as os/as agentes deverão estar identificados/as e se a PM terá que elaborar uma norma pública, calcada em parâmetros internacionais, que regule o uso da força em protestos.

Uma ação civil pública apresentada pela Defensoria Pública de São Paulo deu origem à liminar, que é baseada em registros de abusos durante as jornadas de junho em 2013. O juiz Valentino Aparecido Andrade concedeu a liminar, mas ela foi cassada duas semanas depois pelo relator Ronaldo Andrade, na 3ª Câmara de Direito Civil Público. Agora, o que será decidido na terça-feira é se a liminar, que suspende uso das armas menos letais, será ou não mantida. Os desembargadores Maurício Fiorito, Camargo Pereira e Antônio Carlos Malheiros serão responsáveis pela decisão.

Atualmente, não há leis que regulem o trabalho da PM em manifestações. A ação é o primeiro passo para impor regras à Corporação. Se aprovada, parâmetros mínimos dos direitos humanos deverão ser estabelecidos e a violação do Estado Democrático de Direito será proibida. A própria Secretaria de Segurança Pública irá desenvolver o plano de ação.

A Rede Minha Sampa organizou uma petição online a favor da ação proposta que regula o uso da força nas manifestações. Assine!

Foto: Reprodução 

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.