Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O dia em que o presidente da Casa do Povo zombou do povo e da luta popular

Por Igor Carvalho, da CUT

ato-camara-reforma-politica_Campanha-Plebiscito-Popular
Manifestantes foram impedidos de entrar na Câmara

Cerca de 500 pessoas se acotovelavam na frente da Câmara dos Deputados, mais uma vez em 2015. O motivo, o mesmo: tentar acompanhar uma votação importante, que influenciará no destino do País, dessa vez a PEC 182/2007, conhecida como “PEC da Corrupção”. Eram pessoas de pelo menos sete estados, que viajaram até 28 horas para tentar influenciar, com sua voz, o voto dos parlamentares que ajudaram a eleger.

Do alto de sua arrogância, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que desde o início do ano tem vedado o acesso da população à Casa [menos a Força Sindical], resolveu usar de ironia e desafiar os manifestantes que aguardavam debaixo de sol, em frente ao Anexo II.

A única senha enviada por Eduardo Cunha para mais de 500 manifestantes
A única senha enviada por Eduardo Cunha para mais de 500 manifestantes (Foto: Igor Carvalho/CUT)

Cunha enviou uma única senha, a 031, para que 500 pessoas a disputassem e elegessem quem entraria na galeria para acompanhar a votação. A decisão foi a de que a senha não seria usada e que haveria uma pressão na porta do Anexo II da Câmara para que pudessem ocupar as galerias.

Indignados, os manifestantes pediam a saída de Cunha e uma constituinte exclusiva e popular pela reforma política. Aos poucos, parlamentares foram até a porta do Anexo II se solidarizar com aqueles que foram alijados da discussão sobre o projeto.

Chico Alencar (PSOL-RJ), lamentou que as portas estivessem fechadas ao povo. “Só tem sentido fazer lei, se o povo acompanhar. Hoje, na Câmara, só pode a cidadania do aplauso. Se você fizer uma crítica, vai ficar do lado de fora.”

Deputados petistas também falaram com os manifestantes. Érika Kokay (PT-DF) lembrou que o projeto sem participação do povo, diminuirá, ainda mais, a representatividade popular no Congresso. “O Brasil é o penúltimo país em participação parlamentar de mulheres. Com uma reforma feita por esses deputados, não há como reverter esse quadro”, afirmou.

Para o deputado federal Alessando Molon (PT-RJ), há incoerência no processo de elaboração, discussão e votação da “PEC da Corrupção”. “Uma proposta de reforma política, que é elaborada sem a participação popular e que começa a ser votada com o povo fora da casa do povo, não tem nada de reforma política, é só uma vergonha.”

What's your reaction?
0Sorrindo0Lol0Ual0Amei0Triste0Bravo

Deixe um comentário

Acesse o banco de Práticas Alternativas

Conheça experiências reais que unem a justiça social, radicalização da democracia e harmonia com o meio ambiente

Encontre o Observatório nas redes sociais
Assine e acompanhe o Observatório da Sociedade Civil

    Realização

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados à Abong.